TECNOLOGIAS PARA CRIANÇAS E JOVENS: EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PROJETO UNISC INCLUSÃO DIGITAL
Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, são vistas, ocasionalmente, apenas como objetos de entretenimento, limitando-se ao uso das redes sociais, download de músicas e vídeos e acesso a jogos online. No entanto, é necessário desmistificar esta concepção, uma vez que a era tecnológica demanda que os indivíduos saibam utilizar e compreender o funcionamento das ferramentas de produtividade e soluções tecnológicas. O seguinte resumo tem por objetivo relatar as experiências diante o ensino de Informática para crianças e jovens de institutos sociais do município de Santa Cruz do Sul, através do projeto Unisc Inclusão Digital - UID. O projeto promove o enfrentamento às desigualdades sociais e contribui no desenvolvimento social, na busca da humanização e emancipação do cidadão, por meio da construção das capacidades cognitivas em ambientes tecnológicos da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. As oficinas de Informática ocorreram durante o primeiro semestre de 2018 e foram desenvolvidas ao longo de onze (11) encontros, com duração de duas horas (2h), totalizando vinte e duas horas (22h) de atividades nas dependências da Universidade. Atendeu-se as necessidades dos estudantes mediante o uso e funcionamento do computador, abordando os seguintes conteúdos: conceitos de Hardware e Software; historicidade do surgimento dos computadores e seus periféricos e funções; criação e manipulação de arquivos e pastas; elaboração de produções textuais através da ferramenta Microsoft Word; elaboração de apresentações e planilhas eletrônicas; e criação de conta de e-mail e Google Drive. Em continuidade, os estudantes tiveram contato com a ferramenta Hot Potatoes, o que propiciou a criação de um jogo de palavras-cruzadas. Ao final das atividades do primeiro semestre, constatou-se o progresso das crianças e jovens diante o uso de ferramentas fundamentais para a produção de conteúdos para qualquer área do conhecimento. No decorrer das aulas houve o acompanhamento individual aos estudantes que apresentavam dificuldades com o uso de alguns programas. Abordou-se a Informática, de forma criativa, por meio de atividades que envolveram os principais acontecimentos ocorridos durante o semestre, como a Copa do Mundo e Festa Junina. A oficina terá continuidade no segundo semestre e pretende-se promover o ensino de Fundamentos da Computação e Programação de Computadores, para possibilitar o acesso desses jovens na sociedade e no mercado de trabalho. Além disto, ao conhecer e dominar as tecnologias, a construção da autonomia passa a ser maior, tornando-os menos dependente de outras pessoas.
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