MECANISMO DE ESTERÇAMENTO

Augusto Barboza da Cunha, Helmano Luis Burin Moreira, Leonardo Nagel de Carvalho, Anderson Fagundes, Fernando Sansone de Carvalho, Flavio Thier

Resumo


   A equipe Baja de Galpão representa a Unisc nas competições promovidas pela Associação dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), onde é desenvolvido um veículo tipo off-roadcom as mais recentes inovações tecnológicas. O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Durante a competição os veículos são submetidos a diversos desafios, dentre eles a prova de manobrabilidade, onde os mesmos devem passar por obstáculos dispostos em linha reta a uma distância de XX metros. Para reduzir o arrasto da roda traseira, foi desenvolvido o projeto de um mecanismo de esterçamento para auxiliar na manobrabilidade do veículo, fazendo a roda traseira esterçar pela força gerada pelo atrito do chão com a roda e a força gerada quando o veículo está em movimento. O mecanismo consiste em uma combinação de tubos e molas de tração e compressão, para que a roda volte ao ponto inicial após o movimento.  Para projetar o mecanismo, além de encontrar o melhor método de fabricação e levar em consideração os outros componentes do veículo, foram realizadas várias análises para encontrar a mola ideal. Calculamos a força que foi gerada usando o strengade, que foi colocado no lugar da barra guia para obter valores, para encontrarmos a mola ideal para colocarmos. Quanto mais rígida for a mola, menor será o raio de giro do veículo. Os resultados encontrados foram muito satisfatórios, depois de vários testes foi encontrada a mola que melhor se adaptou ao que foi proposto, fazendo com que a roda não dobrasse quando pegasse em um obstáculo e sim dobrasse só quando estivesse o contato e atrito com o chão, com a força de arrasto, melhorando assim os resultados da equipe nas competições em que participa. 

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