A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO ESTUDANTE
Resumo
A formação de um profissional ocorre por meio da soma de diferentes conhecimentos e habilidades, tais como: conhecimento técnico, capacidade de comunicação, organização pessoal, responsabilidade e trabalho em equipe. No que compete às Instituições de Ensino Superior (IES), a extensão universitária busca apoiar o processo de formação dos estudantes, desenvolvendo atividades extra-muros que possam proporcionar vivência e experiência das realidades da sociedade. A aproximação com a comunidade externa permite aos estudantes colocar em prática seus conhecimentos técnicos, bem como, disseminá-los com outras pessoas. O convívio com indivíduos de diferentes classes sociais, faixas-etárias e níveis de estudo, possibilita o aprimoramento das habilidades sociais, fundamentais para o mundo do trabalho. Este resumo tem por objetivo apresentar o projeto de extensão Tecnologias Multidisciplinares Aplicadas (TEMA), sua metodologia de trabalho e resultados decorrentes de suas ações. O projeto foi criado em 2016 e desenvolve atividades que vão ao encontro das diretrizes nacionais de extensão. Estudantes de graduação e comunidade capitalizam conhecimentos e saberes ao integrar-se durante as ações extensionistas. Com uma metodologia focada para a prática, são realizadas apresentações interativas do projeto, oficinas e competições. As linhas de atuação do TEMA dividem-se em: criação e programação de protótipos robóticos, desenvolvimento de lógica de programação, desenvolvimento de produtos e construção de pontes de espaguete. O público-alvo são escolas da região do Vale do Taquari e Rio Pardo. As oficinas são desenvolvidas tanto na IES como nas próprias instituições de Educação Básica e visam sempre “o fazer” e “em equipe”. Como forma de estimular os participantes e oferecer continuidade às ações, todas as áreas do projeto promovem competições entre as equipes, em que são confrontados os protótipos desenvolvidos e aprendidos durante as práticas das atividades. As ações são desenvolvidas por professores e principalmente pelos bolsistas e voluntários, de qualquer curso de graduação, que desempenham tarefas como: orientar, sanar dúvidas e resolver problemas entre integrantes das equipes durante as oficinas, como também construir os regulamentos das competições, realizar tarefas administrativas (compra de materiais, agendamentos, reservas de recursos como veículos) e escrita de produção científica. A necessidade de envolvimento social entre os estudantes da Educação Básica e IES durante a resolução de conflitos promove a transformação do caráter dos estudantes e construção de um perfil profissional mais completo e preparado para adversidades do mercado de trabalho. O projeto TEMA encontra-se em sua 3ª edição e já atendeu mais de 30 escolas, 3000 estudantes de 15 diferentes municípios.
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