ISAY WEINFELD: CENOGRAFIA E ARQUITETURA
Resumo
Este trabalho tem como tema o estudo das relações entre a cenografia e a arquitetura, na obra do arquiteto paulista Isay Weinfeld. Isay Weinfeld, que é conhecido por trabalhar com arquitetura, cinema, cenografia, expografia e design de mobiliário. Com projetos comerciais para importantes marcas, como a Fórum e a linha de Hotéis Fasano, o arquiteto utiliza o jogo e a composição dos materiais, texturas e formas para dar identidade e causar emoção em suas propostas. Fortemente influenciado pelas artes, trabalha em suas residências e seus projetos sempre na tentativa de fazer o usuário ter uma experiência nova. Realizou trabalhos de arte conceitual, arte em pólvora, arte em museus, e na área da cenografia produziu longas e curtas-metragens vencendo prêmios nacionais e internacionais. Entende-se que a cenografia sempre esteve ligada com outras artes, como a pintura, o cinema e a arquitetura, porém com sua própria característica e linguagem. A cenografia envolve a criação, o desenvolvimento, o espaço físico, os atores e todas as pessoas envolvidas com a cena, incluindo os espectadores. A comunicação do espetáculo ocorre através de linguagens como a visão, fala, som, luz, materiais, buscando assim, transmitir as ideias e sensações aos receptores. Na arquitetura, mais especificamente na produção dos espaços internos, os ambientes são criados e produzidos conforme o conceito e as ideias, também buscando transmitir sensações e vivências junto à configuração espacial que atenda as necessidades dos clientes. A técnica de composição dos ambientes, como iluminação, cores, materiais, objetos e distribuição no espaço são pensados e produzidos, conforme o acontecimento e as necessidades daquele espaço, assim como na cenografia. O objetivo deste trabalho é identificar algumas características nos ambientes internos das obras de Isay Weinfeld que mostram a relação existente entre a produção de sua arquitetura com a cenografia. Para tal, serão analisados alguns projetos de Isay Weinfeld de modo a identificar até que ponto os espaços internos têm relação com a linguagem cenográfica, seja na concepção do espaço, definição de materiais, texturas, cores, entre outros. Os projetos analisados serão de espaços internos residenciais e comerciais, com a intenção de verificar se há diferença na produção pelos diferentes usos do espaço. O que se espera é obter resultados que mostrem com clareza a maneira como o arquiteto revela essa influência da cenografia nos seus trabalhos e até que ponto isso ocorre, e se ocorre apenas na produção residencial ou também na sua produção comercial.
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