ENCONTROS DIALÓGICOS SOBRE DROGAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO: COMPARTILHANDO AÇÕES DE PREVENÇÃO NA COMUNIDADE DE MONTENEGRO/RS

Gerson Luís da Silva, Deise Nunes Pedroso, Júlia Cibele da Rocha da Silva, Eduarda Severgnini Benck da Silva, Moises Romanini

Resumo


O Projeto de Extensão “Encontros Dialógicos sobre Drogas, Saúde e Educação na comunidade de Montenegro/RS” se constituiu a partir de um movimento de aproximação do Departamento de Psicologia da UNISC, com a Prefeitura Municipal de Montenegro e foi desenvolvido, em sua primeira etapa, ao longo do ano de 2016. Este trabalho tem como objetivo apresentar e problematizar as ações referentes ao tema da prevenção ao uso de álcool e outras drogas, desenvolvidas ao longo de quatro anos na cidade de Montenegro/RS. Cabe destacar que, embora se trate de um projeto de extensão, a metodologia proposta é inspirada na tradição das pesquisas participativas, mais especificamente da Pesquisa-Intervenção, bem como da cartografia. Após um movimento cartográfico junto aos espaços e atores comunitários, bem como o mapeamento das necessidades e demandas, confirmou-se a necessidade de um trabalho voltado ao uso e abuso de álcool e outras drogas entre jovens e adolescentes. De 2016 a 2018, foram desenvolvidas diversas ações junto à comunidade em relação ao tema: rodas de conversa sobre drogas, saúde e educação, abertas à comunidade; oficinas sobre saúde mental, bullying, relação família-escola e uso de drogas entre adolescentes, destinadas aos professores do município e região; oficinas sobre drogas com estudantes de escolas públicas e privadas; palestras pontuais para professores e estudantes sobre saúde mental e prevenção ao uso de drogas. Estima-se que, com essas ações, o projeto tenha alcançado um público de aproximadamente 300 pessoas. Entretanto, como aponta a literatura, a maior parte das ações sobre drogas são pontuais e descontínuas, o que nos indica a necessidade de desenvolvimento de novas estratégias. Em 2019, iniciou-se um grupo de estudos com 4 acadêmicos de psicologia selecionados para a participação no referido projeto. Com encontros quinzenais, o grupo discutiu textos sobre drogas e prevenção ao uso de drogas no contexto escolar. Com base nessas leituras e discussões, buscando articular as dimensões de ensino e de extensão, o grupo está desenvolvendo um projeto-piloto de intervenção nas escolas do município e região. Em uma escola estadual de ensino fundamental e médio, os estudantes do projeto, divididos em duas duplas, propuseram três encontros com os alunos da escola: 1) dinâmica de autoconhecimento e aproximação com a realidade dos alunos participantes; 2) compartilhamento de informações de forma lúdica e a busca da compreensão da relação e entendimento dos alunos sobre as drogas; 3) sistematização de informações e criações dos alunos para a confecção de uma cartilha. Nesses encontros, parte-se do pressuposto de que as práticas preventivas devem se pautar no fortalecimento e na criação de estratégias que protejam os jovens e em abordagens de mudanças de crenças e atitudes em relação ao tema. Dessa forma, busca-se, através dessas ações, estabelecer um vínculo com os jovens, oportunizando espaços de criação, participação e pensamento crítico. Por outro lado, temos a formação cidadã dos acadêmicos de psicologia envolvidos no projeto, que estão vivenciando e compartilhando saberes com a comunidade em que vivem. Já como resultado para a instituição, espera-se promover uma maior aproximação com a comunidade, divulgando os cursos e estreitando os laços para a proposição de outras ações no futuro.

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