EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLETINDO A RELAÇÃO DO HOMEM COM MEIO AMBIENTE

Luana Lais Wagner Budde, Tânia Bernhard

Resumo


O ser humano intervém de forma irresponsável em seu habitat. Transforma o ambiente, explora recursos, ocasionando alterações climáticas, devasta ecossistemas, levando várias espécies à extinção, inclusive a ele próprio. A relação homem e meio ambiente, quando compreendida de um modo antropocêntrico, ocorre de forma insustentável. É necessário reverter este processo. A Educação Ambiental (EA) surge como necessidade imediata para promover uma nova relação entre os seres humanos e os espaços ao seu redor, fazendo-os refletir sobre seus hábitos e ações, consequências tanto a curto quanto a longo prazo. A escola enquanto ambiente que promove um processo educativo contínuo é um espaço privilegiado para ações de Educação Ambiental. A introdução de atividades que estimulem a criatividade e o trabalho em equipe, de maneira que se relacionem com a realidade dos estudantes, tornam-se significativas neste processo.  Promove-se a reflexão sobre o modo como as pessoas estão se relacionando com o Meio Ambiente e as consequências que determinadas ações geram para a natureza e também para toda a sociedade.  É importante ressaltar que a EA não se restringe aos conhecimentos sobre ecologia, às aulas das disciplinas de Ciências ou Biologia, ou ainda a atividades realizadas fora da sala de aula e datas comemorativas. Todos estes itens fazem parte de uma prática mais ampla, uma concepção totalizadora da Educação, que os utiliza como aliados para promover a participação dos cidadãos em discussões e decisões sobre questões ambientais tornando-se uma prática diária e constante, um hábito a ser incorporado à vida cotidiana. Com este olhar,  a partir da disciplina Estágio em Biologia II do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura foi desenvolvido um projeto de intervenção na realidade escolar do Colégio Estadual Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul -RS, com a  turma do 1º A do Ensino Médio, no segundo semestre de 2018, cujo objetivo foi promover a reflexão sobre temáticas ambientais presentes no cotidiano dos estudantes, contribuindo para a sensibilização da comunidade escolar. Para alcançar este objetivo foram desenvolvidas, durante as oficinas de EA as seguintes estratégias: expositiva e dialogada sobre Meio Ambiente; saída a campo enquanto prática observacional de seus territórios; dinâmicas de grupo como rodas de conversa cujas problematizações buscavam promover a reflexão sobre relação Homem x Meio Ambiente, do micro ao macro contexto socioambiental e,  através do aspecto lúdico a elaboração de Charges, incentivando a criatividade e a expressão de suas percepções. Através das ações desenvolvidas durante o estágio curricular, os estudantes reconstruíram e ampliaram seus conhecimentos, refletiram sobre a sua relação com espaço ao seu entorno e modificaram algumas atitudes para cuidarem do Meio Ambiente. Depoimentos como “Aprendi bastante e refleti sobre a consequência dos meus atos para a natureza” (A1); “Com as aulas, aprendi novos conceitos e atitudes para cuidar do meio ambiente” (A2) referendam esta percepção. Enquanto acadêmica e futura professora de Ciências Biológicas, a vivência de ações como estas fortalecem a compreensão de que não se constrói uma prática docente sem experimentá-la, sem refletir sobre teorias e processo significativos de ensino e aprendizagem.


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