EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA ASSISTENCIAL: VIVÊNCIA ACADÊMICA EM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA
Resumo
Introdução: A Reabilitação Cardiorrespiratória é um programa multidisciplinar que presta assistência aos portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, onde são realizados exercícios aeróbios e anaeróbios, utilizando protocolos internacionais, projetando um melhor condicionamento físico, o desempenho social e a autonomia de cada paciente. Dentre as várias estratégias de assistência, e com a finalidade para reduzir as exacerbações em pacientes com DPOC, vale ressaltar a importância da educação em saúde aliada a reabilitação pulmonar. A educação sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um fator crucial para o cuidado e tratamento de doença, pois prepara o paciente para ter participação mais ativa e lidar com a doença, consequências e as exacerbações, compreender as alterações físicas e psicológicas, receber incentivo a adesão ao tratamento, estímulo a cessação do tabagismo e aprimoramento da técnica inalatória. Objetivo: Relatar experiência de uma prática educativa sobre DPOC junto aos pacientes do Programa de Reabilitação Pulmonar do Hospital Santa Cruz. Métodos: A intervenção educativa foi desenvolvida junto aos pacientes pneumopatas assistidos no Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória do HSC, com a finalidade de discutir sobre a DPOC. Realizado convite por meio de comunicado oral e escrito, a atividade foi realizada nas instalações do programa, junto ao Hospital Santa Cruz, onde se fez uma roda de conversa associada à palestra. Tais ações foram conduzidas por fisioterapeuta responsável, bolsistas e professora fisioterapeuta. Iniciou-se com explanação sobre o tema em formato de palestra, que teve como conteúdos abordados: a fisiologia do sistema respiratório e acometimentos da patologia neste, malefícios do fumo, tratamento medicamentoso com a demonstração do uso correto de broncodilatadores inalatórios, postura correta a ser adota durante os exercícios e nos afazeres diários, hábitos alimentares, importância dos protocolos de exercícios físicos, abordagem nas alterações comportamentais frente às manifestações da doença respiratória como a economia de energia, reeducação do padrão respiratório. Resultados: A atividade contou com a presença de 15 sujeitos de ambos os sexos. Nos relatos alguns referiram que a doença interfere diretamente na sua qualidade de vida, expuseram sua opinião quanto à atividade, e como esses conhecimentos influenciam na continuidade e no benefício dos exercícios adotados pelo programa de reabilitação na sua qualidade de vida. Observou-se a satisfação dos pacientes quanto à atividade de educação em saúde em grupo, sendo sugerido pelos próprios pacientes a realização de atividades similares mais vezes. Conclusão: Essa experiência proporcionou aos pacientes o esclarecimento de dúvidas, a partilha de experiências e a confirmação de conhecimentos prévios, e ainda o fortalecimentoda participação do sujeito e a relação terapeuta-paciente. Sugere-se que seja realizada mais atividades como a mesma, afim de fortalecer a educação em saúde. A ação favoreceu atenção integral à saúde, além de possibilitar grande aprendizado aos bolsistas envolvidos, uma vez que elaboraram e realizaram esta atividade.
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