ANSIEDADE-TRAÇO E ESTADO EM UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO

Thaís Rosiak Barbosa, Andrieli Tais Kila, Maria Paula Pacheco Moyses, Lisoni Muller Morsch

Resumo


A ansiedade é uma emoção natural dos seres humanos, um sentimento universal e adaptativo, que ocorre frente a um estado de tensão e sensação de perigo. Os sintomas mais prevalentes da ansiedade são problemas estomacais, alteração no sono, falta de concentração e batimentos cardíacos acelerados. A ansiedade pode ser dividida em ansiedade-traço que refere-se a uma característica individual do traço de personalidade, e a ansiedade-estado que caracteriza-se por uma resposta emocional passageira frente a determinadas situações. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs), como a Homeopatia e a Meditação têm demonstrado ser eficazes como medidas complementares ao tratamento da ansiedade. Este trabalho teve como objetivo avaliar os benefícios da Homeopatia e da Meditação no controle dos níveis traço e estado de ansiedade em estudantes da área da saúde. Foi realizado um estudo de caráter transversal, observacional, descritivo, analítico e de intervenção, sendo desenvolvidos com estudantes da área da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, maiores ou iguais a 18 anos, de ambos os sexos. Foi enviado aos estudantes um questionário online elaborado no “Google Formulários” e avaliado os níveis de ansiedade através do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e sua respectiva escala de classificação de indicadores de ansiedade-estado (IDATE-E) e de ansiedade-traço (IDATE-T). A intervenção foi realizada com Homeopatia e Meditação, aos universitários selecionados que apresentaram escores alto de ansiedade traço e/ou estado, dos semestres iniciais (1° e 2°) e finais (9° e 10°), limitando para um total de 30 participantes nesta etapa. Participaram da pesquisa 214 estudantes, sendo desses 89,3% do sexo feminino e 10,7%, masculino. Desses alunos 59,8% estavam nos semestres intermediários, 26,6% nos semestres finais e 14% nos iniciais. Para 99,1% desses estudantes a ansiedade prejudica o desempenho acadêmico. Quanto aos escores de ansiedade-estado, 0,46% apresentaram escores baixos, 77,56 % médio e 21,96 % altos; já para ansiedade-traço, 1,40 % baixo, 61,22% médio e 37,38 % alto. Na etapa de intervenção, 27 estudantes participaram sendo que desses 70,37% obtiveram redução nos escores de ansiedade, 22,22% melhora parcial e 7,41% elevação dos escores de ansiedade. Conclui-se que os estudantes universitários apresentam ansiedade e isto pode afetar a sua vida interferindo no seu rendimento, qualidade do sono, humor, relações interpessoais e qualidade de vida; e que Práticas Integrativas e Complementares como a homeopatia e a meditação têm demonstrado ser eficazes como medidas complementares ao tratamento da ansiedade.

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