GRUPO HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

Vivian Marquesan, Dalila de Fátima Santana Ferreira, Dulce Grasel Zacharias

Resumo


O grupo de Hipertensos e Diabéticos é realizado no Serviço Integrado de Saúde (SIS), da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, há 20 anos, desde que o serviço está em funcionamento. Sendo constituído por uma equipe multidisciplinar, em que atuam estagiários da enfermagem, nutrição e psicologia, tendo como orientadores do grupo o Professor Nestor Roos, do curso de Enfermagem, Professora Francisca Maria Assmann Wichman, da Nutrição. A psicologia tem como atuantes neste semestre duas estagiárias, com a supervisão da Professora Dulce Grasel Zacharias. O mesmo acontece duas vezes na semana, sendo nas terças e quartas, às oito horas. Com a finalidade de atender pessoas de diferentes idades e ambos os sexos hipertensos e/ou diabéticos inseridas na comunidade, para uma verificação semanal da glicose, peso, Pressão Arterial. A cada semana uma das equipes multidisciplinar, traz atividades relacionadas ao seu curso, sendo um espaço para disseminação de informações em saúde e qualidade de vida para estes hipertensos e/ou diabéticos, aqui denominado o grupo. Neste acontecem trocas entre usuários, estudantes e profissionais, fomentando a Educação em Saúde e favorecendo a sociabilidade, a interação e integração entre os participantes. Estudos teóricos (FIGUEIREDO E GARCIA, 2018; GEPPERT et al., 2017; REIS, MARTINS E LAGUARDIA, 2013), sobre participação do paciente na segurança do cuidado de saúde, indicam que existe uma necessidade latente de buscar novas técnicas, as quais envolvam este sujeito como parceiro na identificação do risco e na resolução dos problemas. Objetiva-se oportunizar o diálogo e a troca de informações pertinentes às questões relativas à hipertensão e diabetes, à saúde física e mental, e às experiências pessoais dos participantes. Também, fomentar os cuidados a serem tomados para estes. E através disso, possibilitar aos acadêmicos e profissionais a vivência da interdisciplinaridade no processo de formação universitário. Para isso, utilizou-se a perspectiva da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985), que é um tipo de pesquisa social no qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo e participativo. Esta atividade fundamenta-se na perspectiva dialógica, focando em um melhor atendimento ao usuário, implicando em processos de cuidado e informações para estas pessoas da comunidade.As demandas são reincidentes nos encontros, visto que o público alvo é itinerante, porém sempre se proporciona a discussão sobre questões atuais ou duvidas pertinente dentro do grupo. Os acadêmicos/as coordenam esta atividade e, para isso, preparam-se com antecedência para a apresentação dos assuntos e condução do processo grupal. Nesta perspectiva, tem-se a intenção de tornar o ambiente o mais participativo possível, garantindo a espontaneidade nas conversas. Assim, os usuários falam sobre as diferentes situações que vivenciam no seu dia a dia como hipertensos e/ou diabéticos, com uma troca rica de experiências, sentimentos, dificuldades de adaptação com a alimentação adequada e medicamentos. É perceptível para a maioria dos pacientes a importância desse momento, pois, muitas vezes, chegam preocupados e ansiosos com a situação que se encontram e, nesse espaço, sanam suas dúvidas e diminuem a ansiedade. Este grupo oportuniza o desenvolvimento de vínculos fundamentais para o desenvolvimento para os cuidados das doenças e aumentando a probabilidade de uma orientação feita pela equipe de uma forma correta e adequada, dependendo da situação que este participante do grupo se encontra. 

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