EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL ATRAVÉS DA LUDICIDADE: CONSTRUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO.
Resumo
As brincadeiras não devem ser vistas somente como forma de prazer, elas são de suma importância no desenvolvimento social, emocional e intelectual, proporcionando a construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Experiências demonstram que durante as brincadeiras, as crianças aprendem e desenvolvem a sua imaginação. A brincadeira socializa e, além de levar a diversão, ao prazer, estimula a criança ao pensamento reflexivo, autonomia, liberdade e criatividade, gerando interação das crianças entre si e com seus professores. Com o brincar, aprende-se regras, tomada de decisões, senso de companheirismo e limites que são levados para a vida, formando seres criativos, críticos e aptos nas resoluções. O desenvolvimento da criança é influenciado pelo lúdico através do estímulo da curiosidade, do agir, adquirindo autoconfiança, iniciativa aprimorando a linguagem e estimulando a concentração e pensamento tornando-se determinante fator de aprendizagem. Quando se fala em ensino lúdico, deve-se avaliar o tipo de brincadeira, o brinquedo que será utilizado, a faixa etária da criança de modo que sua criatividade e fantasia aflorem. A escolha da atividade deve ser cautelosa visando a clareza dos objetivos, compreensão e construção de sua personalidade. Na fase dos 2 aos 7 anos de idade a característica mais acentuada é a atividade lúdica devido a criança ser influenciada por qualidades visuais de objetos, apesentando muita curiosidade e indagando questões. Entretanto, é até o sexto ano de vida que se dá o maior absorvimento do conhecimento. Nessa fase, deve-se abordar assuntos importantes como higiene bucal, alimentação e hábitos, pois quanto mais precocemente forem inseridos no quotidiano da criança, tão logo poderão colocar em prática durante sua existência. O objetivo deste estudo é investigar a importância do ensino lúdico como meio de aprendizagem, destacando a importância da ludicidade, a faixa etária ideal para esta abordagem e verificar se ela atrai a atenção das crianças exercendo a função de meio de ensino. Nessa proposição, foi realizado um levantamento dos tipos de jogos existentes no mercado com intuito de promoção em saúde bucal de forma lúdica, verificando-se o quão inexplorado o tema apresenta-se. Percebeu-se a necessidade de melhor explorar essa alternativa de ensino. Frente ao exposto, pretende-se confeccionar um jogo de trilha para utilizar em equipes. O mesmo consistirá em um caminho representado por caselas, confeccionado com lona, medindo em torno de 9 metros quadrados, com impressão colorida e um dado colorido de aproximadamente 50 centímetros de base. O jogo abordará conhecimentos básicos de suma importância para promoção de saúde prevenção de doenças bucais. Não há resultados concretos sobre a aplicabilidade do jogo pois ele está em fase de desenvolvimento para posteriormente ser confeccionado e aplicado. Contudo, o estudo corrobora que os jogos além de serem divertidos, colaboram no ensino e aprendizado, critério de respeito, superação e estímulo ao trabalho em equipe.
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