A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA NA GRADUAÇÃO PARA VER ALÉM DA DOENÇA
Resumo
A extensão universitária é entendida como “um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”. Processo que envolve alunos, docentes e técnicos administrativos, do corpo social da Universidade, em ações voltadas para atender as demandas da comunidade. Este estudo visa apresentar atividades e reflexões sobre as aprendizagens construídas na atuação do bolsista na extensão universitária. Trata-se de um relato de experiência vivenciado no projeto de extensão “Promoção de modos de vida saudáveis nas doenças crônicas não transmissíveis e obesidade: Da infância ao envelhecimento humano”, entre março a julho de 2019. O projeto tem aprovação do Comitê de Ética da universidade sob o número 1.318.470. Caracteriza-se de uma abordagem qualitativa, contendo as impressões das extensionistas durante os primeiros cinco meses de atividades do projeto. O público-alvo compreendeu idosos ativos da comunidade de Santa Cruz do Sul /RS. As ações utilizavam metodologias expositivas (palestras ou vídeos) e participativas (rodas de conversa, ações culinárias e uso de materiais de visualização de alimentos). As atividades foram descritas a partir da percepção dos bolsistas dos momentos das práticas e reflexões realizadas durante os encontros entre as extensionistas e a coordenadora do projeto. Experienciamos as seguintes atividades: participação nos grupos de promoção de promoção de saúde com idosos realizados semanalmente no projeto de extensão, que são planejadas por bolsistas e discentes, registrando cada momento de ação, que servem de instrumento para a produção científica do grupo. Acompanhar as consultas e as oficinas nos possibilitou adquirir maiores conhecimentos no que se refere ao acolhimento em saúde, nos propiciou a intercomunicação com os idosos, compreendendo o processo da doença, além de favorecer o nosso crescimento enquanto ser humano e na formação acadêmica. Os poucos momentos de exercício prático deixam o estudante inseguro, e contribui para a fragilização na construção da sua identidade profissional, o que prejudica as perspectivas de inserção no mercado de trabalho. Portanto, é muito importante o estudante ir além dos poucos exercícios práticos, para que quando atuar como profissional tenha em seu perfil não apenas o conhecimento sobre as doenças, mas também a capacidade de ver o indivíduo além do seu adoecimento, tratando-o com respeito, atenção, compreensão, conquistando sua confiança e admiração, é muito importante o estudante ter uma visão diferenciada algo que auxilia na comunicação entre profissional da saúde e paciente. Quando o estudante é desafiado, desenvolve a capacidade de lidar com situações sejam elas simples ou mais complicadas, promovendo o crescimento intelectual e pessoal do estudante. A oportunidade de atuar como bolsista na graduação abriu novas ideias e horizontes, especialmente quando tocamos no assunto relacionado ao ser humano e quando se presencia a situação é totalmente diferente do que apenas assistir uma aula sobre o assunto. Ser bolsista de extensão tem proporcionado novas experiências e vivências, tornando-nos futuras profissionais de nutrição mais conscientes, políticas e humanizadas. O projeto está nos ajudando a construir uma consciência articulada com a prática, que para Freire, é desafiadora e transformadora, onde são imprescindíveis o diálogo crítico, a fala e a convivência.
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