A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA NA GRADUAÇÃO PARA VER ALÉM DA DOENÇA

Djuliani Karolliny Ziemann, Daniele Souza Tassoni, Mariana Dionisio de Oliveira, Eduarda Meili Da Cas, Fabiana Assmann Poll, Nestor Pedro Roos, Francisca Maria Assmann Wichmann

Resumo


A extensão universitária é entendida como “um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”. Processo que envolve alunos, docentes e técnicos administrativos, do corpo social da Universidade, em ações voltadas para atender as demandas da comunidade. Este estudo visa apresentar atividades e reflexões sobre as aprendizagens construídas na atuação do bolsista na extensão universitária. Trata-se de um relato de experiência vivenciado no projeto de extensão “Promoção de modos de vida saudáveis nas doenças crônicas não transmissíveis e obesidade: Da infância ao envelhecimento humano”, entre março a julho de 2019. O projeto tem aprovação do Comitê de Ética da universidade sob o número 1.318.470. Caracteriza-se de uma abordagem qualitativa, contendo as impressões das extensionistas durante os primeiros cinco meses de atividades do projeto. O público-alvo compreendeu idosos ativos da comunidade de Santa Cruz do Sul /RS. As ações utilizavam metodologias expositivas (palestras ou vídeos) e participativas (rodas de conversa, ações culinárias e uso de materiais de visualização de alimentos). As atividades foram descritas a partir da percepção dos bolsistas dos momentos das práticas e reflexões realizadas durante os encontros entre as extensionistas e a coordenadora do projeto. Experienciamos as seguintes atividades: participação nos grupos de promoção de promoção de saúde com idosos realizados semanalmente no projeto de extensão, que são planejadas por bolsistas e discentes, registrando cada momento de ação, que servem de instrumento para a produção científica do grupo. Acompanhar as consultas e as oficinas nos possibilitou adquirir maiores conhecimentos no que se refere ao acolhimento em saúde, nos propiciou a intercomunicação com os idosos, compreendendo o processo da doença, além de favorecer o nosso crescimento enquanto ser humano e na formação acadêmica. Os poucos momentos de exercício prático deixam o estudante inseguro, e contribui para a fragilização na construção da sua identidade profissional, o que prejudica as perspectivas de inserção no mercado de trabalho. Portanto, é muito importante o estudante ir além dos poucos exercícios práticos, para que quando atuar como profissional tenha em seu perfil não apenas o conhecimento sobre as doenças, mas também a capacidade de ver o indivíduo além do seu adoecimento, tratando-o com respeito, atenção, compreensão, conquistando sua confiança e admiração, é muito importante o estudante ter uma visão diferenciada algo que auxilia na comunicação entre profissional da saúde e paciente. Quando o estudante é desafiado, desenvolve a capacidade de lidar com situações sejam elas simples ou mais complicadas, promovendo o crescimento intelectual e pessoal do estudante. A oportunidade de atuar como bolsista na graduação abriu novas ideias e horizontes, especialmente quando tocamos no assunto relacionado ao ser humano e quando se presencia a situação é totalmente diferente do que apenas assistir uma aula sobre o assunto. Ser bolsista de extensão tem proporcionado novas experiências e vivências, tornando-nos futuras profissionais de nutrição mais conscientes, políticas e humanizadas. O projeto está nos ajudando a construir uma consciência articulada com a prática, que para Freire, é desafiadora e transformadora, onde são imprescindíveis o diálogo crítico, a fala e a convivência.


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