EXPERIENCIANDO A MULTIDISCIPLINARIDADE NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE

Náthalie da Costa, Fábio Pimentel, Ana Zoé Schilling

Resumo


Introdução: A integração entre as áreas está sendo cada vez mais exigida aos profissionais de saúde, porém a formação dos mesmos ainda se faz através de um modelo segmentado. Na prática profissional é diferente, pois os clientes e pacientes devem ser vistos no seu contexto biológico, psicológico e social para que assim tenham melhor qualidade de vida. Por isso, a multidisciplinaridade e as trocas de conhecimento se fazem importantes desde a graduação. Objetivo: Relatar a experiência do trabalho multidisciplinar na atenção básica durante a graduação na área da saúde. Métodos: A partir da oferta opcional a todos os cursos da área da saúde da disciplina de Práticas Interdisciplinares e Vivências Comunitárias em Saúde, foi constituído um grupo de estudantes de fisioterapia, odontologia, enfermagem, biomedicina e serviço social. Esta disciplina proporcionou aulas teóricas e práticas dentro da temática de promoção de saúde e prevenção de doenças. Um dos objetivos foi de estimular a reorientação na formação em saúde, por meio da interdisciplinaridade e da integração ensino-serviço-comunidade. O grupo pôde escolher os locais onde seriam realizadas as atividades práticas, quando foi escolhida uma casa geriátrica e uma Estratégia de Saúde da Família. As atividades eram idealizadas e planejadas em sala de aula juntamente com o professor da disciplina e o tutor do grupo, sempre no encontro antecedente à visita. Resultados: Através de discussões entre o grupo sobre as atividades a serem desenvolvidas na casa geriátrica, chegou-se a ideia de que conhecêssemos o grupo de idosos e suas limitações através da dinâmica do espelho. Assim, desenvolvemos encontros dentro das limitações de cada um, com: jogos, dinâmicas e conversas para troca de informações de cada área. Já na Estratégia de Saúde da Família a multidisciplinaridade se mostrou presente nas ideias e montagens de salas de esperas, com a construção de cartazes e folders para distribuição aos pacientes a partir dos seguintes temas: maio vermelho, vacinação e doação de sangue. Além disso, aconteceu uma capacitação com a enfermeira responsável sobre testes rápidos para detecção de hepatite B e C, sífilis e HIV. Conclusão: Apesar de o trabalho multidisciplinar ser um desafio para todos os estudantes, durante o caminho houve um processo de construção sobre as atividades onde cada área e conhecimentos foram de suma importância para desenvolver as atividades. Com as discussões que se fizeram durante o semestre em aula e em grupo, foi possível ver reflexos na aplicação das atividades e no aproveitamento das mesmas, fazendo com que se agregasse conhecimento a todos nós futuros profissionais. Este conhecimento possibilitou a troca de saberes e uma melhor qualidade nas atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças à população atendida. Nesta construção cada estudante pode se perceber neste processo e contribuir para que houvesse bons resultados.

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