JUNHO VERMELHO: DIVULGAÇÃO DO DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

Vitória Mesquita Bernardes, Ana Lúcia Kittel, Larissa Freitas Schultz, Mariana Borba Quevedo De Freitas, Sheila Senger, Chana de Medeiros da Silva, Cláudia Regina Muller, Lia Gonçalves Possuelo

Resumo


O sangue é um dos diversos componentes do tecido sanguíneo e a sua doação torna-se fundamental e imprescindível para a Saúde Pública. Dia 20 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. A doação de sangue é um ato voluntário e solidário. O volume de sangue que normalmente é doado, é reposto em até um dia pelo nosso organismo. O sangue doado é utilizado em diferentes situações clínicas como, por exemplo, na realização de cirurgias nas unidades hospitalares, para pacientes que estejam em tratamento quimioterápico, pacientes com leucemia, pacientes que possam ter realizado algum transplante, entre outras. Diante do exposto, o objetivo desse estudo foi orientar, conscientizar e incentivar a comunidade acadêmica da Unisc, sobre a importância da Doação de Sangue. Assim, os integrantes do projeto de Extensão Pró-Saúde promoveram uma campanha de sensibilização para a importância da doação de sangue no mês de junho de 2019 voltada à comunidade acadêmica da Universidade. Nesse sentido, foram definidas as atividades de realização de tipagem sanguínea, aplicação de um questionário que abordava os critérios necessários para ser um doador, apresentação de cartazes e um jogo interativo como estratégias para conscientização da comunidade acadêmica. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Convivência da Unisc e no bloco 35, durante uma semana nos turnos manhã, tarde e noite. Inicialmente, todos integrantes do projeto envolveram-se em uma capacitação sobre como realizar a tipagem sanguínea. Após, foi confeccionado todo o material de divulgação e montado os estandes para a Campanha. Ao total da semana, houve a participação de 70 estudantes universitários de diferentes cursos, sendo que 55 destes, realizaram a tipagem sanguínea. Dessas 55 pessoas, 40% (n=22) tinham tipo sanguíneo O positivo, 23,6% (n=13) tipo A positivo e 10,9% (n=6) tipo O negativo. Ao responderem o questionário, observou-se que muitas pessoas, as quais foram entrevistadas antes da tipagem sanguínea, não possuíam conhecimento sobre os requisitos necessários para ser doador, locais que poderiam doar, quais os efeitos que isso causaria ou, até mesmo, seu tipo sanguíneo. Porém, mesmo desconhecendo, muitos estudantes relataram que tinham interesse em se tornar um doador(a). A campanha atendeu às expectativas do grupo, principalmente, quanto à conscientização e sensibilização da comunidade acadêmica para a doação de sangue. Atualmente, milhares de pessoas necessitam de sangue e outras muitas não doam por falta de conhecimento, por isso, o intuito da campanha foi de levar essa informação até as pessoas para que assim haja mais doadores e mais vidas possam ser salvas.


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