PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UNIDADE PEDIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Francieli Ester Muller, Ingre Paz

Resumo


As atividades desempenhadas em estabelecimentos de saúde expõem os profissionais a riscos ocupacionais, fator que está relacionado à forma de organização e prática do trabalho. Os acidentes de trabalho que decorrem em setores hospitalares, geram inúmeros prejuízos e requerem atenção, uma vez que são diversos os agentes aos quais os trabalhadores estão expostos. Da mesma forma, conhecer e compreender o processo de gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) é imprescindível neste campo, visto que, tais acidentes ocorrem nas diversas etapas do manejo destes resíduos, principalmente quando abarcam condições inseguras. Logo, a educação continuada, assim como a implementação de grupos de educação em saúde, são ferramentas essenciais que viabilizam a sensibilização e discussão orientada. O objetivo foi descrever a atividade de educação em saúde alusiva à prevenção de acidentes de trabalho e gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Foi utilizado um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde, realizada por acadêmicos, aos profissionais de uma unidade de internação pediátrica de um hospital-ensino localizado em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. A ação teve como temática a prevenção de acidentes de trabalho e gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e foi desenvolvida durante as aulas teórico-práticas da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar – Unidade de Clínica Pediátrica, do sexto semestre do Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Como resultados, inicialmente, a fim de possibilitar a reflexão e compreensão da temática, os acadêmicos explanaram questões cientificas, relacionando a teoria com a prática das rotinas hospitalares. Após, foram apresentados e discutidos gráficos contendo números de acidentes de trabalho e principais objetos causadores ocorridos na instituição, no ano de 2017, disponibilizados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SEMST). Em seguida, foi realizada uma dinâmica, na qual os participantes classificaram resíduos pré-selecionados em infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfurocortantes. Ao final da atividade, foram distribuídos folders, contendo informações sobre a prevenção, causas e consequências dos acidentes de trabalho em ambiente hospitalar e conteúdos envolvendo o gerenciamento dos RSS. A realização da atividade do grupo de educação em saúde possibilitou uma compreensão acerca da realidade existente na instituição e a importância de cada profissional neste contexto. Outrossim, observou-se a participação e interesse dos profissionais, o que foi evidenciado por questionamentos e relatos. Em síntese, pode-se assegurar que as atividades grupais de educação em saúde oportunizam o esclarecimento de dúvidas sobre o processo saúde-doença, concretizando-se como um instrumento de promoção em saúde e de construção de autonomia no autocuidado.

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