ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS AÇÕES DE MARKETING ADEQUADAS A CADA UMA DAS LOJAS DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS EM CAPÃO NOVO, TERRA DE AREIA E TRÊS CACHOEIRAS, LOCALIZADAS NO RIO GRANDE DO SUL

Aline Bauer Vargas, Daniela Colussi

Resumo


Foi realizada uma pesquisa na rede de supermercados Super da Praia, uma empresa que atua no setor supermercadista, classificada como Comércio de gêneros alimentícios. Está no mercado desde 1994 iniciando com a loja de Capão Novo, em 1996 inaugurou-se a loja de Terra de Areia e em 2017 a ultima loja da rede em Três Cachoeiras, todas situadas no litoral norte do Rio Grande do Sul. Tal pesquisa teve o intuito de apresentar um estudo comparativo sobre as ações de marketing mais adequadas a cada uma das lojas da rede, identificando as ações de marketing adotadas nesta área; verificando o impacto das atuais e possíveis ações de marketing na ótica dos clientes sobre o aspecto que os motivam a comprar; comparando as estratégias em cada uma das unidades de acordo com o perfil dos clientes e propondo ações diante do desvendado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, em caráter descritivo-exploratória, utilizando o método de estudo de caso. Foi aplicado um questionário com onze questões, sendo elas: oito questões fechadas, duas semiabertas e uma questão aberta a uma amostra de cem clientes em cada uma das lojas da rede, totalizando trezentos entrevistados. O instrumento de pesquisa teve por objetivo buscar informações sobre as ações de marketing que os clientes já conheciam e as preferências e sua opinião sobre estas, bem como ações adotadas pela empresa pesquisada, assim, conforme os resultados obtidos, apresentar para a empresa suas necessidades e possibilidades que podem ser exploradas no intuito de ampliar seus lucros. A revisão de literatura procurou elucidar o que estes atributos preconizam, bem como os conceitos que os cercam. O presente estudo consiste numa contribuição aprofundada à empresa pesquisada ao revelar as preferências e desejos de seus clientes sobre as ações de marketing utilizadas e as que podem ser adotadas pela empresa. A pesquisa mostrou muitos pontos que já era de conhecimento da empresa, como por exemplo, que a empresa já adotava uma vasta gama de ações de marketing inseridas apenas com o conhecimento e experiência dos gestores no ramo de comércio alimentício, antes mesmo da contratação de uma agência específica da área de marketing. Alguns pontos surpreenderam nas pesquisas como em Três Cachoeiras, quando os respondentes citaram a limpeza e organização da loja como uma lembrança mais forte da marca Super da Praia, assim como o desejo dos clientes de Capão Novo pelo cupom de desconto, pois não se tinha o conhecimento no desejo dos clientes com referência a esta ação de relacionamento com o cliente. Deste modo foi apresentado um plano de ação voltado para as ações de Marketing e Comunicação, para que o Super da Praia possa manter e intensificar os pontos fortes, bem como incluir ações para reforçar divulgação e maior fidelização com o cliente, além de adoção de estratégias de marketing e comunicação.


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