ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIAIS DE UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

yasmin teixeira pereira, Marcia Rosane Frey

Resumo


As empresas estão buscando cada vez mais alinhar seus negócios com práticas de responsabilidade social, interagindo e dialogando com todo o seu público, como empregados, clientes, fornecedores, governo e comunidade. Neste contexto, o presente estudo analisou o estágio de responsabilidade social no qual encontra-se uma empresa de segurança em relação aos indicadores sociais que envolvem direitos humanos, práticas de trabalho, relacionamento com consumidores e envolvimento com a comunidade de acordo com os indicadores Ethos. Os Indicadores Ethos são uma ferramenta que o Instituto criou para auxiliar empresas de todos os tipos de ramos a buscar um melhor desempenho, principalmente no contexto social, dentro das próprias organizações como também com a sociedade, incluindo direitos humanos e meio ambiente. O motivo que levou a escolha do presente estudo é o fato da empresa ter sido a primeira na cidade de Santa Cruz do Sul e também da região a aderir aos princípios do Pacto Global, e com isso ter presente em sua gestão a responsabilidade social. O Pacto Global foi uma iniciativa das Nações Unidas com a proposta de fazer com que as organizações alinhassem suas estratégias e ações no âmbito socioambiental. Para fundamentar o estudo, o referencial teórico abordou o contexto da responsabilidade social empresarial, as ferramentas de monitoramento da responsabilidade social, e de forma mais detalhada os indicadores sociais da dimensão social dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, uma ferramenta de gestão desenvolvida para apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da Responsabilidade Social em suas estratégias. Em termos de delineamento metodológico, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do problema. Para o levantamento dos dados realizou-se uma pesquisa documental com utilização da ferramenta dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis junto a empresa. A ferramenta é um questionário com 47 indicadores, no qual foram utilizados apenas a dimensão social, composta por 17 indicadores divididos em quatro temas, práticas de trabalho com sete indicadores, questões relativas aos consumidor com três indicadores e envolvimento com a comunidade e seu desenvolvimento com três indicadores. Com base nos resultados verificou-se que a empresa enquadra-se de modo geral entre os Estágio 3, com políticas, procedimentos e sistemas de gestão e Estágio 4 de eficiência, podendo ser considerada referência no contexto de responsabilidade social, tendo pela frente melhorias que podem ser implementadas na formalização de processos, já em execução, para alcançar Estágio 5, de protagonismo.


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