ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIAIS DE UMA EMPRESA DE SEGURANÇA
Resumo
As empresas estão buscando cada vez mais alinhar seus negócios com práticas de responsabilidade social, interagindo e dialogando com todo o seu público, como empregados, clientes, fornecedores, governo e comunidade. Neste contexto, o presente estudo analisou o estágio de responsabilidade social no qual encontra-se uma empresa de segurança em relação aos indicadores sociais que envolvem direitos humanos, práticas de trabalho, relacionamento com consumidores e envolvimento com a comunidade de acordo com os indicadores Ethos. Os Indicadores Ethos são uma ferramenta que o Instituto criou para auxiliar empresas de todos os tipos de ramos a buscar um melhor desempenho, principalmente no contexto social, dentro das próprias organizações como também com a sociedade, incluindo direitos humanos e meio ambiente. O motivo que levou a escolha do presente estudo é o fato da empresa ter sido a primeira na cidade de Santa Cruz do Sul e também da região a aderir aos princípios do Pacto Global, e com isso ter presente em sua gestão a responsabilidade social. O Pacto Global foi uma iniciativa das Nações Unidas com a proposta de fazer com que as organizações alinhassem suas estratégias e ações no âmbito socioambiental. Para fundamentar o estudo, o referencial teórico abordou o contexto da responsabilidade social empresarial, as ferramentas de monitoramento da responsabilidade social, e de forma mais detalhada os indicadores sociais da dimensão social dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, uma ferramenta de gestão desenvolvida para apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da Responsabilidade Social em suas estratégias. Em termos de delineamento metodológico, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do problema. Para o levantamento dos dados realizou-se uma pesquisa documental com utilização da ferramenta dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis junto a empresa. A ferramenta é um questionário com 47 indicadores, no qual foram utilizados apenas a dimensão social, composta por 17 indicadores divididos em quatro temas, práticas de trabalho com sete indicadores, questões relativas aos consumidor com três indicadores e envolvimento com a comunidade e seu desenvolvimento com três indicadores. Com base nos resultados verificou-se que a empresa enquadra-se de modo geral entre os Estágio 3, com políticas, procedimentos e sistemas de gestão e Estágio 4 de eficiência, podendo ser considerada referência no contexto de responsabilidade social, tendo pela frente melhorias que podem ser implementadas na formalização de processos, já em execução, para alcançar Estágio 5, de protagonismo.