PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO INTEGRAL
Resumo
O Programa Educação em Tempo Integral existe em algumas escolas públicas, embora não seja ainda uma realidade nacional. A implementação da Escola de Educação Integral em Tempo Integral atribui ênfase aos princípios enunciados na sua proposta curricular de modelos diferenciados em três pontos: a) currículo como eixo integrador; b) ampliação e otimização de oportunidades de aprendizagem, e, c) gestão compartilhada. Nesse cenário, o campo educacional deparou-se com novos desafios, ao pensar numa Educação Integral no sentido de alcançar uma Educação mais ampla, mais completa. Diante do contexto, este trabalho teve como objetivo discutir a relação entre Educação Integral e Pensamento Complexo numa relação de ensino e extensão. Cada um a sua maneira apresenta estruturações e reflexões que se entrecruzam e constituem importantes alternativas, que, se potencializadas podem sinalizar alternativas a educação. Assim, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caso. A sua fundamentação foi permeada por referenciais teóricos da Educação Integral e Pensamento Complexo, pautada numa análise da trajetória de implementação da Escola de Educação Integral em Tempo Integral. Dessa forma, mediante fulcro principal de análise, chegou-se à seguinte problematização: quais pressupostos são relevantes na trajetória de implementação da Escola de Educação Integral à luz do Pensamento Complexo? No que se refere à metodologia foi utilizado o método hermenêutico-dialético. Nesse contexto, constatou-se que a Escola de Educação Integral em Tempo Integral precisa repensar-se constantemente em relação aos aspectos epistemológicos, pedagógicos e ontológicos. Para que a dinamização e a relevância de tais aspectos se concretizem como fruto do diálogo numa configuração/reconfiguração de saberes ampla e profunda. Por fim, também no decorrer das análises da implementação da Escola de Educação Integral em Tempo Integral, verificou-se que serão necessários maiores investimentos no atendimento às necessidades administrativo/financeiras, bem como será necessário ênfase no aspecto pedagógico, contemplando a transdisciplinaridade aberta e o currículo integrado, definindo-se, assim, metas claras que busquem a totalidade no âmbito da extensão e não a fragmentação dos saberes. E mediante a reflexão dessa relação, buscou-se também estabelecer um canal de diálogo que auxilie no desenvolvimento de práticas e reflexões que conduzam à concretização de uma proposta educativa, significativa e transformadora do fenômeno educativo por meio da complexidade do exercício docente. Enfatiza-se que a concretização da proposta da Escola de Educação Integral em Tempo Integral permeada pelo Pensamento Complexo em um trabalho de ensino e extensão e sua análise leva em consideração o modo como os educandos e a comunidade escolar pensam, ensinam e aprendem.
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