ORGANIZAÇÃO DO ACERVO E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE PESQUISA NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNISC
Resumo
O Centro de Documentação da Universidade de Santa Cruz do Sul (CEDOC) possui um importante acervo documental da história de Santa Cruz do Sul e região, bem como da própria Unisc. Inicialmente sofreu diversas limitações, principalmente em relação ao espaço físico e à equipe para mantê-lo funcionando. Contudo, ao longo dos últimos 10 anos, foi possível solucionar algumas dessas questões. Já em relação à limitação financeira e de recursos humanos, ainda dispõe de poucos meios para facilitar o acesso dos pesquisadores. Por conta disso, foi criado o projeto “Organização do acervo e melhoria das condições de pesquisa no Centro de Documentação da UNISC”, que já ocorre desde 2015, sendo renovado anualmente. As principais atividades desenvolvidas no CEDOC são o atendimento a especialistas e ao público em geral, possibilitando o acesso a importantes fontes documentais referentes à cultura, economia, política, história, educação, enfim, ao comportamento dos diferentes grupos sociais que formam a sociedade do Vale do Rio Pardo, além da organização desse conjunto de documentos, tendo uma preocupação com a conservação, restauração e digitalização do acervo iconográfico, bem como do acervo textual, principalmente dos jornais. Os objetivos do projeto são: organizar, reunir, preservar e colocar à disposição do público fontes documentais de origem pública e privada; buscar o intercâmbio de experiência de pesquisas entre professores e pesquisadores dos Departamentos da Unisc; oferecer aos alunos graduandos a possibilidade de melhoria de sua formação acadêmica; propiciar o aperfeiçoamento de professores e acadêmicos pela participação em cursos, palestras, oficinas e seminários promovidos pelo CEDOC; e preparar pesquisadores para a elaboração de histórias municipais. Assim, a finalidade dessa iniciativa é qualificar e melhorar o atendimento do Centro de Documentação, facilitando o acesso dos pesquisadores a esses materiais. A metodologia aplicada é a reorganização dos Fundos; disposição do material em estantes mais acessíveis aos bolsistas; inventário dos documentos e das fotografias; acondicionamento das peças com salvaguardas contra umidade, poeira e mofo; ajuste das fichas catalográficas e dos instrumentos de controle; identificação das peças e seu registro; higienização do acervo e digitalização dos documentos e das fotografias. Os principais resultados ao longo desse projeto foram o aumento de bolsistas; a compra de luvas, máscaras, flanelas, pincéis de limpeza, papel-manteiga e pardo para conservar as fotografias e os documentos/jornais do acervo; e adição de novas e espaçosas prateleiras para melhor acomodar o material. No ano de 2019, o CEDOC foi contatado algumas vezes, via e-mail e telefone, por pesquisadores fora da região para solicitação de documentos e demais arquivos que poderiam estar no acervo. Através disso, notou-se um grande interesse nos documentos referentes a imigrantes, desde registros de terras, até documentos de genealogia. O projeto ainda se empenha na digitalização das fotos dos Fundos que compõe o acervo e continua em andamento com, em média, 250 fotos por mês, digitalizadas, catalogadas e registradas. Dessa forma, até o momento está sendo possível dar conta dos pressupostos e objetivos iniciais apresentados para serem contemplados ao longo desse ano, que foram inicialmente previsto no projeto.
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