TECNOLOGIAS ATUAIS EM SALA DE AULA: O "PODCAST" POTENCIALIZANDO O FAZER PEDAGÓGICO

Raquel Vian Rodrigues, Maria Elisabete Bersch

Resumo


Promover o engajamento dos estudantes com as atividades de estudo propostas em sala de aula é uma das preocupações que despontam nas discussões acerca do trabalho docente, as quais apontam para a necessidade de renovar as práticas pedagógicas. Inovar e trazer novos ares para a escola tem sido um grande desafio, porém, tem se mostrado necessário avançarmos em direção a horizontes novos na educação. Diversos estudiosos, como Juan Ignácio Pozo, trazem apontamentos quanto à cultura se apropriando da tecnologia para que se modique o modo de aprender dos estudantes, impulsionando novos fazeres pedagógicos. Nesse sentido, por meio do Projeto de Extensão Alter (linguagem e tecnologia potencializando redes colaborativas de aprendizagem) do início até a metade de 2019, foi elaborada e desenvolvida, em escola pública de Lajeado (Parceira da Universidade do Vale do Taquari  - Univates), uma proposta de ação com o objetivo de criar histórias com a utilização da tecnologia do podcast. As atividades foram realizadas em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, a qual participa do projeto desde o ano interior. A proposta pedagógica, planejada nos meses anteriores, teve início no mês de abril e se estendeu até o final do mês de junho. Inicialmente, foi apresentado, para os alunos, um trecho do podcast “O quarto de hotel”, do Contador de Histórias. Em seguida, foram apresentadas três opções para uma possível continuação da história. Depois de escolherem e lerem uma destas continuidades, a turma foi organizada em quatro grupos. Cada grupo teve a tarefa de terminar a história, considerando um elemento que as docentes entregaram. Assim, cada grupo recebeu um dos elementos citados a seguir: uma faca, um cachorro, um temporal e uma passagem no tempo. Após o processo de criação, os estudantes compartilharam sua produção inicial com os colegas, que apresentaram ideias para aperfeiçoar as histórias. Em seguida, cada grupo reescreveu sua história. Por fim,  os alunos praticaram a leitura de seus textos, e os gravaram formato de podcast. Além disso, os alunos criaram uma ilustração para a história. As histórias foram montadas em apresentação interativa de slides, juntando as três partes: o início original, o texto de continuação e o final escrito pelos alunos (junto da ilustração). Ao final da ação, os discentes se reuniram para apresentar seus podcasts e ouvirem os dos colegas. Com o desenvolver deste trabalho, foi possível observar a importância da oralidade e a prática da mesma em ambientes educacionais. Como os próprios alunos ressaltaram, foi essencial falar, mas também reescrever suas histórias, pois o exercício da escrita criativa pressupõe o movimento de reescrita e da atitude dos outros para aprimorar o texto. Outrossim, é considerável ressaltar a necessidade de trabalhos alternativos no campo da educação, mas que ainda assim são viáveis em um meio público. Com isso, observa-se que potencializar diferentes áreas do currículo é possível com a utilização de tecnologias digitais, estas que renovam e dão novas perspectivas ao ensino contemporâneo, podendo-se assim visualizar possibilidades para uma continuação desse trabalho, envolvendo também mídias digitais e redes sociais, áreas bastante atuantes na vida dos estudantes.

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