INTERFACES ENTRE A ANTROPOLOGIA E A HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE A MUSICALIDADE MBYÁ-GUARANI

Jaqueline Cezar Tavares Freire, Josiane Abrunhosa da Silva Ulrich

Resumo


O estudo a ser apresentado tem como intuito expor os resultados iniciais da pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão do Curso de História da UNISC, tendo como temática a contribuição da música praticada pelos Mbyá-Guarani para compreender o “modo de ser Guarani” e as possibilidades de dimensionar as relações da musicalidade e as formas que essa sociedade se representa a partir da História. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é identificar quais elementos das relações e práticas sociais compõem a musicalidade Mbyá, e entender como a cosmovisão do grupo está presente nas formas de conceber a música, entendo por musicalidade todo o conjunto que engloba a teoria musical nativa. A música, é uma referência fundamental, no modo de vida dessa sociedade, e um instrumento essencial para compreender a complexidade cultural da qual faz parte, que possibilita identificar como os Mbyá-Guarani se reconhecem e percebem o mundo, e permite pensar também aspectos como, formas de preservação da cultura que se construíram no contato com o não indígena e a importância dessa neste processo de resistência, além disso transparece um modo de construção do saber, implicado no vínculo entre a musicalidade Mbyá e um modo de vida, que engloba os mitos, educação, saúde, relações sociais e identidade étnica. Como ferramentas teórico metodológicas pretende-se realizar uma profícua revisão bibliográfica sobre o tema de forma a promover uma reflexão que propicie dimensionar a interface entre as áreas de Antropologia e História de forma a vir a contribuir para a compreensão do tema. Assim como as práticas que compõem o universo musical e os principais conceitos operacionalizados pelos autores analisados no decorrer do estudo. Já que neste campo de pesquisa encontrou-se um número considerável de produções científicas que contemplam a cultura indígena no Brasil e seus aspectos, em especial a música, com temáticas semelhantes sobretudo na área da Antropologia, porém, não dentro do campo do saber histórico, o que demonstra a emergência de temáticas como essa que coloquem questões dos povos originários em foco. Sendo que o contato com o tema também se deu pelo fato de haver na Universidade de Santa Cruz do Sul professores que desenvolvem pesquisas dentro da temática indígena, e especificamente com os Guarani, o que facilitou o contato para discussões e referências teóricas. Como a pesquisa está em desenvolvimento pretende-se apresentar as principais considerações que foram observadas até o presente momento, buscando explorar e compreender a forma como a musicalidade Mbyá está relacionada “ao modo de ser” Guarani e na construção dos saberes e da etnia.

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