QUANDO AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS SE CRUZAM NA SALA DE AULA: ARTICULAÇÃO, MEDIAÇÃO OU TENSÃO?

Francine Morsch, Bruna Duré, Daniela Barboza da Silva, Susana Margarita Speroni, César Hamilton Brito Góes

Resumo


O presente trabalho relata as experiências do Projeto de Extensão do Núcleo de Educação Básica da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC: Quando as Políticas Educacionais se Cruzam na Sala de Aula: articulação, mediação ou tensão? no ano de 2019. Nele, as ações que vêm sendo concretizadas são fruto de trabalhos anteriores quando, desde 2015, acompanha o processo de construção e de implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas estaduais da 6º Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul. Neste sentido, as ações no ano de 2019 pretendem incluir na sua dinâmica ações comprometidas com a qualificação e formação dos profissionais que atuam na Educação Básica através do Fórum de Supervisores, os Encontros Regionalizados e a Escola de Formação de Professores. O objetivo geral deste projeto é articular diversas instâncias institucionais do campo educacional: Secretaria Estadual de Educação (6ª CRE), UNISC, Departamento de Educação, Mestrado e Doutorado em Educação e Núcleo de Educação Básica (NEB) em torno de um processo de formação continuada em serviço decorrente e concomitante ao processo de implementação das várias políticas educacionais que afetam a sala de aula. São objetivos específicos: Diagnosticar necessidades e expectativas emergentes da implementação das políticas educacionais que atravessam a comunidade escolar para organizar o planejamento pedagógico do ano de 2019, com especial atenção para a Base Nacional Comum Curricular e a reforma do Ensino Médio. Neste sentido, o Projeto de Extensão visa articular suas ações em conjunto com o Grupo de Trabalho da Linha de Pesquisa: Currículo, memórias e narrativas em Educação coordenado pelo Professor Eder Silveira, decorrente do processo de Reforma do Ensino Médio. Os objetivos estão sendo alcançados através do Fórum de Supervisores que ocorreu no mês de abril e alcançou em torno de 200 pessoas até o momento, considerando as dificuldades de articular as ações do Projeto com a Secretaria Estadual de Educação. Os encontros regionalizados realizados nos municípios de, Candelária atenderam 100 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com a formação em torno do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular. Também contemplamos as atividades desenvolvidas no município de Passa Sete em torno da construção do documento organizador do Currículo da Educação Básica do município com mais 40 professores. Desenvolveram-se atividades de formação continuada em mais uma edição da Escola de Formação de Professores- Edição de Inverno que ofertou 3 minicursos relacionados à Base Nacional Comum Curricular para 50 professores. E ainda estão previstos para o segundo semestre de 2019 a realização de mais uma edição da Escola de Formação de Professores voltada para professores da Educação Infantil nos municípios de Venâncio Aires e Sobradinho. O projeto segue suas atividades neste segundo semestre de 2019.


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