ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Bruna Duré, Francine Morsch, Daniela da Silva Barboza, Susana Margarita Speroni, César Hamilton Brito Góes

Resumo


A Escola de Formação de Professores (2019) é um programa de formação continuada e em serviço oferecida pelo Núcleo de Educação Básica (NEB) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Em sintonia com os princípios fundantes da UNISC e buscando integrar várias instâncias institucionais e suas particularidades com o intuito de refletir a formação docente. Neste sentido, participam o Departamento de Educação, o Curso de Pedagogia, o Fórum das Licenciaturas - órgão colegiado que aglutina todos os coordenadores de curso de licenciatura -, os Programas de Pós-Graduação em Letras e Educação e o Grupo de Trabalho da Linha de Pesquisa: Estudos Poéticos: Educação e Linguagem. A Escola foi pensada para atender duas dimensões territoriais em momentos específicos associados às estações do ano. A edição de verão ocorreu no mês de janeiro com âmbito internacional e edição inverno ocorreu nos meses de julho, agosto, setembro e outubro com abrangência regional. No processo de sistematização do programa foi construída a metáfora das aves migratórias, que viajam em busca de recursos para sua subsistência, assim como os professores migram na busca de sua formação. Sendo esta a imagem o símbolo da marca que identifica o programa. Como objetivo geral, a escola de formação de Professores propõe um conjunto de encontros, em torno da docência e sua construção como processo reflexivo. A edição de verão teve como objetivos específicos proporcionar a formação na área da Educação com caráter internacional, para ampliar as relações acadêmicas, com enfoque na internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão e promover interações internacionais no campo da educação. A edição de inverno, deste ano, conta com dois momentos de formação, a Escola de Formação de Professores - Inverno e o Curso de Extensão: Experiências com os Campos de Experiências, ofertado aos professores da Educação Infantil dos municípios de Venâncio Aires e Sobradinho. Neste sentido, as edições de inverno têm como objetivos específicos oportunizar aos professores de escolas públicas e privadas da região um programa de formação continuada em torno do tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Articular diversas instâncias institucionais em torno da formação de professores. Aprofundar os estudos das políticas educacionais em especial a BNCC e os Campos de Experiência da Educação Infantil. Como metodologia, a Escola prevê um conjunto de encontros para refletir sobre temais atuais e articular ações com grupos e projetos de pesquisa, alunos da graduação e a disciplina do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação denominada Pesquisa na Educação Básica. Os resultados obtidos nas edições ocorridas até o presente momento atenderam 120 docentes, também, trabalharam 15 oficineiros e 3 alunos de Graduação e Pós-Graduação como bolsistas auxiliares. No mês de janeiro, a Escola de Verão incluiu duas visitas técnicas e a apresentação em um Seminário Internacional de Educação na Universidade de Ulagos - Chile, alcançando em média 50 profissionais da área da Educação. A Escola de Formação de Professores - Edição de Inverno segue suas ações no município de Sobradinho, neste segundo semestre de 2019.


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