EXPERIÊNCIAS QUE CONSTROEM

Diogo Rafael Cortes, Emanuéli Couto, Susana Margarita Speroni

Resumo


O presente resumo relata as experiências vivenciadas no primeiro semestre de 2019 dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), orientado pela professora e coordenadora do Subprojeto da Pedagogia Susana Speroni. O PIBID é um Programa Institucional promovido pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil, com o intuito de promover, através da colaboração institucional da universidade com as escolas, espaços de iniciação à docência para os alunos das licenciaturas. O projeto teve início no primeiro semestre de 2019 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, no município de Santa Cruz do Sul. O programa é desenvolvido com turmas de segundo e terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizado no turno da tarde, nas terças-feiras e planejado nas quintas-feiras na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), sendo nos respectivos dias as atividades elaboradas e executadas em um período de quatro horas diárias. Ao iniciarmos o ano letivo, definiu-se coletivamente um conjunto de objetivos nos quais as atividades desenvolvidas seriam na modalidade de oficinas contemplando a área da alfabetização, e o desenvolvimento dela nos respectivos níveis, além de propiciar um espaço no qual a criança possa construir sua autonomia, criticidade e criatividade. As oficinas visam construir e aprimorar o campo da alfabetização a partir de ações lúdicas e pedagógicas. Nas reuniões de reflexões pedagógicas realizadas na universidade são elaborados os planejamentos de tais oficinas, contando com a colaboração das colegas do programa institucional e da orientadora. Estas aulas são de suma importância para o desenvolvimento das oficinas que serão realizadas posteriormente nas escolas e revisadas na semana posterior a aplicação. No decorrer do semestre, algumas alterações ocorreram e com isso foi organizado um único grupo, prosseguindo com os mesmos objetivos das oficinas, utilizando experiências já adquiridas, realizamos as oficinas em conjunto e aplicamos como tal. As dificuldades diagnosticadas relacionam-se com o reconhecimento de letras, leituras e interpretação textual. As propostas de oficinas foram elaboradas em três momentos, visando sempre motivar os alunos que muitas vezes se negam a fazer tais atividades. Sabendo destas dificuldades, direcionamos este planejamento com propostas cada vez mais lúdicas, participativas, construtivas e autorais. Através dos resultados apresentados cotidianamente pelos alunos, busca-se refletir os planejamentos, a postura docente e entender as crianças em suas complexidades.


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