OFICINAS DE APRENDIZAGEM DINÂMICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Eduarda Pfaffenzeller, Eric Ian Schmidt, Valéria Regina da Silva, Hevellen Petry dos Santos, Susana Margarita Speroni

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC possibilitou aos bolsistas a prática de Oficinas Pedagógicas com crianças do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental durante o ano de 2019. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Petituba, localizada no bairro Santo Inácio, na zona urbana do município de Santa Cruz do Sul. O objetivo das oficinas oferecidas todas as terças-feiras pela manhã é promover a aprendizagem de forma lúdica e com o foco descentralizado do método tradicional de ensino, fazendo com que os educandos tomem gosto pelo processo de aprendizagem, além de integrar as crianças em atividades recreativas que desenvolvam a motricidade. Por fim, procuramos desenvolver métodos dinâmicos de construção do conhecimento, de forma que a mesma seja significativa para a crianças e influencie suas práticas cotidianas de aprendizagem. Para alcançar os objetivos supracitados, utilizamos métodos construtivistas que envolvam as crianças no seu próprio processo de aprendizagem e que englobem assuntos do contexto social da turma e seus interesses coletivos. Para isso fizemos uso de jogos pedagógicos, da tecnologia por meio de computadores, de exposição de livros, elaboração de textos, construção de maquetes e cartazes assim como práticas esportivas. Foi observado, à medida que as atividades foram desenvolvidas, que houve um crescimento na participação em grupo dos alunos, na interação e coletividade da turma. Durante o andamento do projeto, as crianças desenvolveram avanços significativos na escrita, tanto os alunos do primeiro ano, que tiveram um grande crescimento no seu processo de alfabetização, como os dos demais anos que passaram a formar frases e textos com mais clareza e facilidade. Cabe ressaltar também, que os mesmos apresentam hoje uma evolução aparente na dicção e leitura em público ligada, logo, à perda de timidez. Esse trabalho de evolução auxilia e reflete na execução das apresentações de trabalho, relações pessoais, bem como intervenções relacionadas à autoestima da criança. Os resultados não são visíveis apenas nas crianças, mas faz-se presente em nosso cotidiano acadêmico e profissional, nos permitindo fazer o intercâmbio da teoria com a prática. No entanto, diante de toda exposição, concluímos até o presente que o PIBID possibilita a cada bolsista imergir em experiências agregadoras para seu processo de formação. Além disso, os ganhos e avanços apresentados pelos alunos que participam semanalmente desses encontros são grandiosos e importantes para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de cada um deles.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.