O DESENVOLVIMENTO DA DOCÊNCIA ASSISTIDA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Ana Lúcia Weber, Luele Araújo Silveira, Bruna Ferreira Paz, Luana Siman Garcia, Susana Margarita Speroni

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, possibilitou a realização de Docência Assistida na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, a qual é localizada na cidade de Santa Cruz do Sul, no bairro Independência. O programa é realizado por estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/ UNISC. Iniciamos o programa no segundo semestre de 2018, trabalhando oito horas semanais das quais quatro são cumpridas na escola e quatro na universidade. Nosso grupo trabalha   atualmente, no período da tarde com quatro bolsistas que fazem docência compartilhada em diferentes turmas, do 1º ao 5° ano. Neste Programa, os objetivos voltam-se ao processo de experiência e preparo à docência, através de práticas pedagógicas em sala de aula que visam auxiliar nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, principalmente na alfabetização e na matemática.  Todas as terças-feiras, encontramo-nos na escola, auxiliamos as professoras nas atividades realizadas, conforme as dificuldades dos alunos. O planejamento é responsabilidade da professora titular e colaboramos na execução dele. Por vezes, em algumas datas propomos atividades como recreação pedagógica. Tivemos três momentos, entre eles, caça ao tesouro, bingo matemático e atividades artísticas. Nas quintas-feiras, comparecemos na universidade – UNISC para a reunião semanal com a coordenadora do Subprojeto do Curso de Pedagogia no PIBID, Susana Speroni, e demais colegas do PIBID da Escola Petituba e Escola Nossa Senhora de Fátima, também de Santa Cruz do Sul, para expor e trocarmos oralmente vivências do encontro anterior na escola. Este também é o momento de planejamento, se necessário.  Com as mudanças do PIBID, nosso vínculo pode ser de, no máximo, 18 meses. Por isso, ficaremos até janeiro do 2020 na escola Rosário. Enviamos relatórios de nosso trabalho anualmente para a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -, no qual inserimos quais foram os nossos objetivos, funções e se foram utilizados materiais. Então, a inferência da Docência Assistida, é acompanhar o desenvolvimento das turmas e auxiliar nas dificuldades dos alunos. Contudo, trocamos experiências e tiramos dúvidas com a professora titular da turma, o que nos possibilita compreender que cada criança tem seu ritmo, experiência fundamental para nossa formação profissional e pessoal, já que trabalhamos diariamente com a Educação Infantil, não conseguindo ter contato com os anos iniciais do Ensino Fundamental.


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