BRINCAR: OFICINAS DE APRENDIZAGEM

Daniela Barboza da Silva, Gabriela Kehl, Paula Caroline da Silva, Diovana Vieira, Ana Carolina Oliveira de Souza, Susana Margarita Speroni

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, possibilitou a realização de Docência Assistida na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, a qual é localizada na cidade de Santa Cruz do Sul, no bairro Independência. O programa é realizado por estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/ UNISC e coordenado pela Professora Susana Margarita Speroni. Iniciamos o programa no segundo semestre de 2018, trabalhando oito horas semanais das quais quatro são cumpridas na escola e quatro na universidade. Nosso grupo trabalha   atualmente, no período da tarde com quatro bolsistas que fazem docência compartilhada em diferentes turmas, do 1º ao 5° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste Programa os objetivos voltam-se ao processo de experiência e preparo à docência, através de práticas pedagógicas em sala de aula que visam auxiliar nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, principalmente na alfabetização e na matemática.  Todas as terças-feiras, encontramo-nos na escola, auxiliamos as professoras nas atividades realizadas, conforme as dificuldades dos alunos. O planejamento é responsabilidade da professora-titular e nós colaboramos com a execução do mesmo. Por vezes, em algumas datas propomos atividades como recreação pedagógica. Tivemos três momentos, entre eles, caça ao tesouro, bingo matemático e atividades artísticas. Nas quintas-feiras, comparecemos na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC para a reunião semanal com a coordenação do Subprojeto do Curso de Pedagogia no PIBID, e demais colegas do programa da Escola Petituba e Escola Nossa Senhora de Fátima, também de Santa Cruz do Sul, para expor e trocarmos oralmente vivências do encontro anterior na escola. Este também é o momento de planejamento, se necessário.  Com as mudanças do PIBID, nosso vínculo pode ser de, no máximo, 18 meses. Por isso, ficaremos até janeiro do 2020 na escola Rosário. Enviamos relatórios de nosso trabalho anualmente para a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -, no qual inserimos quais foram os nossos objetivos, funções e trabalhos realizados, além dos materiais que foram utilizados. Então, a inferência da Docência Assistida, é acompanhar o desenvolvimento das turmas e auxiliar nas dificuldades dos alunos. Contudo, trocamos experiências e tiramos dúvidas com a professora titular da turma, o que nos possibilita compreender que cada criança tem seu ritmo, experiência fundamental para nossa formação profissional e pessoal, já que trabalhamos diariamente com a Educação Infantil, não conseguindo ter contato com os anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades de docência assistida continuam neste segundo semestre de 2019.



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