CONCRETIZAÇÃO DO POÉTICO: O PAPEL DOS BOLSISTAS NO PROJETO A POESIA ENCONTRA A UNISC E A EDUCAÇÃO BÁSICA

Talita Hoelz Ploia, Sandra Regina Simonis Richter, Ângela Cogo Franckowiak

Resumo


O ato poético, como ação transfiguradora de sentidos em experiência de linguagem, a qual simultaneamente nos expõe ao mundo e nele nos situa, diz respeito à força que impulsiona o ser a desencadear uma ação, a colocar o corpo em movimentação. A dimensão poética não permanece apenas no âmbito da imaginação, mas se expande em muitos modos de estar em linguagem e se concretiza em poesia, pintura, escultura, dança, desenho, cinema, música. Gaston Bachelard, em seus estudos aprofundados no espaço da imaginação poética, sustenta que escrever e ler poesia são também dimensões da linguagem imprescindíveis para a compreensão do humano e sua presença no mundo. É nessa compreensão que procuramos provocar a imaginação, potência de imagens entendidas como produto direto do coração, da alma, da atualidade existencial do humano. Os conceitos bachelardianos de repercussão, ressonância, devaneio e imaginação poética, estudados pelo grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e linguagem, sustentam a metodologia da proposta de extensão “Encontros com a Poesia”, que há três anos se concretiza no projeto A poesia encontra a Unisc e a Educação Básica. Realizamos encontros noturnos mensais, na universidade, com coletivos escolares ou culturais do Vale do Rio Pardo, oportunizando momentos inteiramente tomados pelo poético, através de uma temática previamente escolhida pelos participantes. As escolas e coletivos que participam do projeto têm acesso às temáticas pesquisadas ao longo dos últimos vinte anos e, para cada Encontro, uma temática é selecionada como tema principal da apresentação. Como bolsista do projeto sou responsável pela criação de cartazes que contenham todas as informações de cada Encontro e, para tal, realizo uma busca por imagens que dialoguem com a ideia da temática selecionada. A partir do resultado da busca, uma das imagens é escolhida e então o restante do cartaz é elaborado, numa combinação de cores que  visualmente apresente o tema. O cartaz pronto é disponibilizado em ambiente virtual para que o evento possa ser divulgado. O Encontro, pensado e realizado pela escola ou coletivo do mês, vai além da leitura de poemas, podendo propiciar experiências poéticas em música, teatro ou dança, entre outras ações. Outras atividades também foram propostas aos bolsistas, sendo elas: estudos em torno da imaginação poética em Bachelard, que dá embasamento à pesquisa e ao projeto; organizar os registros dos encontros já realizados; revisitar o acervo das seleções temáticas, com o intuito de também criar novas fichas poéticas de poesia infantojuvenil; auxiliar na organização dos próximos encontros, mantendo contato com interessados, registrando os eventos com fotos e listas de presença e disponibilizando os registros em ambiente virtual. A divulgação do evento em redes sociais é também tarefa dos bolsistas. O resultado é gratificante: ao reunir os dados de participação, o projeto alcançou uma média de 84 participantes nos 21 encontros realizados entre 2017 e o mês de julho de 2019. Por compartilhar com o grupo que a poesia, assim como a ciência, é pensamento complexo que toca o mais profundo do ser, sendo capaz de preencher vidas e tornar nosso “eu” mais consciente sobre si mesmo e sobre sua ação no mundo, a expectativa é ampliar o alcance e o interesse por preciosos conjuntos de textos, que podem ser compartilhados por toda a comunidade, florescendo em momentos de experiências especiais deflagradas pela leitura de literatura. 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.