INCLUSÃO DIGITAL PARA A TERCEIRA IDADE: UM PROCESSO DE DESCOBERTAS

Matheus Gonçalves dos Santos, Júlia Roberta Quoos Alves, João Henrique Couto Mobbs, Daniella Hammes Stadtlober, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, Bernardo Petry Rieger, Wolmar Alípio Severo Filho

Resumo


O acesso aos meios tecnológicos vem sendo ampliado de modo que a democratização do conhecimento e das comunicações se torna possível. Sendo assim, além de uma poderosa ferramenta para quem deseja se manter no mercado de trabalho, a Internet é uma grande aliada para quem deseja se comunicar com amigos e parentes que estão longe. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão pouco a pouco sendo aceitas e, cada vez mais, utilizadas por todos os públicos, inclusive pelo público que compõe a terceira idade. Para auxiliar neste processo de descobertas, além de buscar o enfrentamento das desigualdades e do desenvolvimento humanitário e social, o projeto Unisc Inclusão Digital (UID) é responsável pela disciplina Informática Básica em parceria com a Universidade do Adulto Maior (UNIAMA). A disciplina ocorre a cada semestre com a realização de dezesseis encontros com duração de três horas, totalizando quarenta e oito horas de atividades com foco no desenvolvimento das capacitações para utilização de diversos recursos computacionais. Os conteúdos ministrados foram: utilização do Sistema Operacional Windows, desenvolvimento de textos com ênfase na melhora da habilidade de digitação na ferramenta Microsoft Word, criação de álbum de fotos através da ferramenta PowerPoint, manipulação de planilhas com o programa Microsoft Excel, utilização segura da internet, bem como a utilização de redes sociais Facebook e Instagram, habilitação e uso de dispositivos/notificações através do navegador Google Chrome. Ao longo da disciplina, também foram incitadas provocações acerca do avanço das tecnologias, assim como uma introdução à Ginástica Cerebral com foco na melhora da memória para a terceira idade. Esta se caracteriza por exercícios voltados às atividades intelectuais, com intuito de adquirir aumento nas habilidades criativas, de memorização e raciocínio. Nas atividades de Ginástica Cerebral, optou-se pelo uso de atividades de computação sem o uso de aparelhos digitais e tendo como objetivo o exercício da memória e da coordenação motora. No início da disciplina, nem todos os alunos tinham o conhecimento básico da utilização de computadores. A principal dificuldade girava torno dos periféricos, devido à necessidade de utilização da coordenação motora. Conforme as aulas iam se desenvolvendo, todos participantes apresentaram progresso, podendo terminar o semestre com aptidão para utilizar os diversos dispositivos tecnológicos. Assim, os conteúdos se mostraram necessários e atraentes para o público da terceira idade. A disciplina é de grande interesse para a vida pessoal dos estudantes, os quais adquiriram maior capacidade de aproveitamento dos recursos digitais para uso cotidiano, além de proporcionar autonomia e incremento na qualidade de vida. Os participantes relataram aumento da confiança na utilização dos recursos informáticos e na facilidade de busca por informações relevantes, demonstrando interesse em mais disciplinas relacionadas à área de Computação. Para o próximo ano, pretende-se continuar as atividades, abrangendo o público idoso da Região dos Vales e dando suporte para a educação com enfoque à alfabetização digital.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.