INFORMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO

Leticia Ribeiro Bauermann, Júlia Roberta Quoos Alves, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, Viviane Müller

Resumo


Pessoas com deficiência sofrem com a exclusão por parte da sociedade e do mercado de trabalho devido à dificuldade de acesso aos recursos - ainda que a cada dia surjam tecnologias que facilitem as tarefas cotidianas. Sendo assim, o ensino de Informática surge como alternativa para abrir possibilidades de transformar o futuro do jovem, dando a ele formas de se aprimorar como profissional de forma autodidata através da Internet. Nesse contexto, o projeto Unisc Inclusão Digital (UID), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), possibilita que jovens com deficiência auditiva tenham oportunidade de aprofundar os conhecimentos na área da informática, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho. O seguinte resumo relata a experiência com o ensino de ferramentas digitais para uso em ambiente laboral através da oficina ‘Informática Básica para Surdos’, ofertada durante o primeiro semestre de 2019 pelo UID. As oficinas ocorreram na Escola do Rosário ao longo de cinco encontros com duração de quatro horas, totalizando vinte horas de atividades inteiramente ministradas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foram abordados os seguintes conteúdos: criação de arquivos e pastas; produções textuais através da ferramenta Microsoft Word, com enfoque na criação de currículos; elaboração de apresentações com a utilização de PowerPoint; criação, formatação, filtragem de dados e personalização de planilhas com utilização de Excel. Dessa forma, foi possível atender às necessidades dos alunos, quanto ao uso e funcionamento do computador, assim como questões relativas ao desenvolvimento profissional. Como parte da metodologia, também foram realizadas duas reuniões semanais para discussão dos conteúdos propostos em aula e produção de material de apoio para o professor. Durante as oficinas, buscou-se demonstrar a importância da área de informática para a formação de profissionais de todas as áreas do conhecimento, com enfoque na praticidade de resolução das tarefas e nas necessidades dos surdos para a obtenção de emprego como Jovem Aprendiz. Conforme os encontros foram acontecendo, os alunos demonstraram curiosidade e interesse em relação aos tópicos trabalhados, sendo possível, ao final das atividades do primeiro semestre, constatar o progresso dos jovens diante do uso das ferramentas. A oficina terá continuidade no segundo semestre e pretende-se promover o ensino aprofundado de Informática, a fim de possibilitar o acesso desses jovens à sociedade e ao mercado de trabalho, assim como a construção da autonomia e independência no aprendizado de novos conhecimentos através das ferramentas vistas em sala de aula.


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