MÓDULO DE RECOMENDAÇÃO DE CONTEÚDOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADOS

Rejane Frozza, William Lucas Mehler, Brunno Jose Fagundes

Resumo


O acesso ilimitado a uma quantidade volumosa de informação educacional dificulta a busca de materiais realmente significativos para o processo de ensino-aprendizagem. Os sistemas de recomendação, que propõem um aumento na eficácia da indicação de conteúdo, de acordo com as necessidades de quem os procura, configuram-se em uma solução para este problema. Em ambientes virtuais de aprendizagem personalizados é conveniente que os conteúdos estejam alinhados aos estilos de aprendizagem para serem apresentados aos estudantes. Os estilos de aprendizagem se referem à composição de características cognitivas que servem como indicadores de como o estudante percebe, interage e responde ao ambiente de aprendizagem. Para que este conteúdo seja exibido em ambientes virtuais de aprendizagem personalizados, de acordo com o estilo de aprendizagem do estudante, é necessário compô-lo a partir de diferentes elementos, como sons, texto, diagramas, ilustrações, entre outros. A tarefa de selecionar os conteúdos, em geral, é de responsabilidade de professores, que buscam os conteúdos em diversos formatos para atender aos estilos de aprendizagem dos estudantes que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem personalizado. Diante deste cenário, o trabalho tem como objetivo desenvolver um módulo de recomendação de materiais educacionais baseado em estilos de aprendizagem, visando auxiliar os professores na busca e organização dos conteúdos de um ambiente virtual de aprendizagem personalizado. A metodologia de pesquisa envolve as seguintes etapas: (i) desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de quantificar os artigos relacionados aos termos de busca, bem como qualificar os trabalhos que apresentam mais proximidade com o objetivo deste estudo; (ii)  definição da abordagem a ser utilizada para desenvolver o sistema de recomendação e integrá-lo ao ambiente virtual de aprendizagem personalizado; (iii) desenvolvimento da solução proposta até que os requisitos necessários à etapa estejam finalizados, para então iniciar os testes com os usuários; (iv) elaboração da metodologia para a realização e coleta dos testes com a participação de voluntários, a fim de validar as funcionalidades do módulo de recomendação. Nesta etapa, pretende-se utilizar uma survey para compor o ambiente inicial de objetos de aprendizagem para que os usuários possam realizar os testes com o módulo de recomendação e, posteriormente, responder a um questionário indicando a sua satisfação com as recomendações apresentadas. O módulo de recomendação utilizará uma estratégia colaborativa de avaliações sobre o conteúdo por parte dos professores e usuários, em conjunto com a técnica de agrupamento de dados por similaridade (também conhecida como clusterização). Neste cenário, o professor deverá especificar alguns termos de busca para solicitar os objetos de aprendizagem ao módulo de recomendação. Após, o sistema irá buscar em uma base de dados os objetos de aprendizagem, tendo como requisito os termos especificados. Em seguida, é realizada a clusterização dos objetos de acordo com suas avaliações, desconsiderando os menos qualificados. Os objetos de aprendizagem são agrupados de acordo com os estilos de aprendizagem e apresentados através da interface disponibilizada ao professor, permitindo que ele faça a seleção dos objetos que pretende integrar ao conteúdo do ambiente virtual de aprendizagem personalizado.



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