DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA

Felipe Holthausen Schulz, Samanta Ghisleni Marques, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


A Computação é, ainda, pouco trabalhada nas escolas do Brasil, mesmo sendo uma área que fornece suporte para todas outras áreas do conhecimento. Muitos países do mundo como França, Argentina e Portugal já incorporaram ao ensino regular aulas ou conteúdos da área. A Computação é exigida para todas as necessidades da vida que envolvem estudo, lazer, comunicação; é fundamental para o mercado de trabalho e para a prestação de serviços. Assim, surge a necessidade de introduzir os conceitos básicos de Computação, através do Pensamento Computacional, para estudantes das escolas brasileiras, já na Educação Básica. A definição de Pensamento Computacional, segundo a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é a capacidade de compreensão, definição, modelagem, comparação, solução, automatização e análise de problemas (e soluções) metódica e sistematicamente. Nas escolas o Pensamento Computacional pode ser iniciado com atividades desplugadas, ou seja, atividades que dispensam a utilização de computadores. Essas atividades se valem de materiais didáticos concretos, como desafios impressos e jogos físicos. O Projeto UNISC Inclusão Digital é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que possui várias frentes de atuação, dentre estas um convênio estabelecido com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (ASSEMP). Para isso, este projeto busca o desenvolvimento de materiais didáticos desplugados, que trabalham os conceitos da área da Computação sem o uso do computador. As atividades desenvolvidas tratam do conceito e fundamentos de algoritmos, números binários, criptografia, reconhecimento de padrões, entre outros. Esse convênio auxilia na produção desses materiais didáticos de Computação Desplugada e o disponibiliza, através de página de Internet acessível a todos (http://projetouid.weebly.com/materiais-didaticos-desplugados.html). Junto ao convênio atua uma professora da UNISC, estagiários do Curso Computação-Licenciatura e membros da ASSEMP. Para a efetiva utilização desse material didático, tem-se realizado capacitações com professores de informática, dos quartos e quintos anos, do Ensino Fundamental, da respectiva rede de ensino. Essas capacitações estão ocorrendo ao longo do ano letivo de 2019, divididas em quatro encontros, para a apresentação do material didático e de conceitos trabalhados na área da Computação. Como resultados, até o momento, é possível citar o diferencial do material didático desenvolvido que é formado por caderno do estudante e caderno do professor. O caderno do estudante possibilita que o professor imprima e diretamente utilize com seus alunos, nas escolas. O caderno do professor apresenta o gabarito das atividades, que são apresentadas nos cadernos em forma de desafios. Destaca-se que a composição textual de um desafio é diferente de um exercício, o desafio busca fomentar a curiosidade e lançar um problema que envolve a abstração de novos caminhos, fórmulas ou roteiros para sua solução. Já o exercício oportuniza apenas uma repetição para fixação de determinado conteúdo. Outro resultado positivo é a acolhida da maioria dos professores que participam das capacitações. Considera-se que o material didático produzido é exemplo para ser adotado por outras regiões e escolas do país. Como proposição futura, pretende-se dar continuidade ao desenvolvimento dos materiais didáticos de Computação Desplugada, inclusive para o Ensino Médio.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.