DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO LÓGICO E EXPLORANDO OS CONHECIMENTOS EM ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO POR MEIO DO PROJETO RE_INVENTAR
Resumo
O projeto Re_Inventar recebe alunos do ensino fundamental e médio com o objetivo de desenvolver habilidades em engenharia num total de três módulos: Básico, Avançado I e Avançado II. As atividades iniciam pela montagem de kits com peças da fischertechnik formando triciclos, carros, caminhões de carga, caminhões guindaste, entre outros, abordando-se conceitos de cinemática, dinâmica e estática. O módulo Avançado I introduz sistemas com foco principal no desenvolvimento do raciocínio lógico, como secador de mãos, semáforo controlado e portas com abertura e fechamento baseado na presença de usuário em determinada posição, evoluindo para carros com a capacidade de seguir linha ou desviarem de objetos. Porém o grande destaque se dá às operações de sistemas produtivos, em miniatura, simulando as realizadas em fábricas e indústrias. Todas as ações são feitas nas placas eletrônicas da empresa dos kits, as quais facilitam, e muito, os primeiros contatos dos participantes no mundo da eletrônica por possuírem circuitos internos que praticamente impedem a sua danificação e, assim, possibilitam a aprendizagem sem erros. Na área de programação há um software dedicado responsável por transformar as instruções recebidas, em blocos prontos onde as ações são realizadas pelo controlador, o qual também possui uma área específica para criação de sistema supervisório. Os desafios podem conter entradas como chaves simples, fins de curso, sensores de cor (luz visível - incluindo fotoelétrico - e invisível) e de distância (ultrassônico), e saídas como motores, lâmpadas e buzzers. Como proposta final é solicitada a integração dos processos montados individualmente, a fim de simular um processo completo de produção, desde a chegada da matéria-prima até a finalização do produto esperado, no qual as máquinas são conectadas entre si. O último módulo tem como foco remover a abstração da eletrônica e da programação com projetos na plataforma e placa Arduino. Para isso, aos participantes são apresentados componentes eletrônicos básicos como resistores, botões, diodos emissores de luz, transistores e relés, explorando-se os conceitos físicos por trás de seu funcionamento, bem como as exigências para que isso ocorra. Com base sólida são realizados os mais variados projetos desde o simples acender de um led, progredindo para um detector de temperatura, elevador de quatro andares em menor proporção, carro controlado por aplicativo de celular criado pelos próprios estudantes e tudo mais que despertar a curiosidade. Devido ao fato do trabalho ser realizado em grupo, para uma mesma tarefa cada participante tem uma solução inicial diferente, então o ambiente proporciona momentos benéficos de discussões para a escolha do melhor método a ser adotado. A participação dos alunos e o trabalho em equipe promovem a socialização dos estudantes e o poder da argumentação investigativa.
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