CRIATIVIDADE PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Natália Inês Wagner, Alex Dagort Rosa, Jeannie Abrantes Almeida, Marcia Jochims Kniphoff da Cruz, Wolmar Alipio Severo Filho

Resumo


O desenvolvimento infantil parte de eixos primordiais que compreendem cognição, capacidade intelectual, assimilação, memória, linguagem, raciocínio, entre outras funções; motricidade, que permite a coordenação motora, realizando ações musculares amplas como as atividades físicas e focadas como a escrita, a socialização, que tem como base a interação em grupo e a afetividade que envolve fatores relacionados às emoções e sentimentos. A aprendizagem está ligada diretamente às experiências físicas e lógicas das quais a criança participa. Para contribuir com o desenvolvimento e aprendizado infantil, o Projeto de Extensão  Unisc Inclusão Digital (UID) vem oferecendo uma nova modalidade de oficina, nomeada de “Cria Criatura”, que objetiva trabalhar ao máximo a criatividade. A oficina propõe a realização e produção de desafios promotores do desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. Durante os encontros, além da familiarização com as ferramentas disponíveis, as crianças participantes recebem orientação sobre as formas corretas de utilização, sobre criatividade e dinamismo, e também como melhor trabalhar em equipe de forma cooperativa. A oficina é desenvolvida em laboratório de informática, ao longo de oito encontros, com duração de uma hora e trinta minutos. São disponibilizadas as seguintes atividades: criação de origamis, elaboração de tangram, recortes em sequência e utilização de editor de imagem (a partir disso, cada aluno reproduz uma imagem de sua escolha), que são desenvolvidos a parte da coordenação motora fina e a desenvoltura da criatividade. Ocorre também a apresentação e execução da Torre de Hanói e do Robokit, um kit de robótica que controla motores, led’s e sons através de programação realizada pelas crianças. Essas duas atividades mobilizam habilidades que exigem raciocínio lógico-computacional. Outra atividade que possibilitou maior desenvolvimento social, ocorreu por meio da criação de um barquinho reciclável, montado em grupo. A partir desse momento, de forma mais intensa, as crianças necessitaram trocar ideias, discutir para finalizar o barquinho e agregar itens tecnológicos como motores e led’s, que pudessem dar aspecto de vida e movimento à criação. Ao final da oficina, dentro da necessidade de incluí-los no meio tecnológico, foi enviado aos pais ou responsáveis uma solicitação de autorização para criação de e-mail, com a finalidade de ampliar as possibilidades de comunicação e divulgação da produção. De acordo com resultados obtidos, constatou-se grande progresso referente à primeira aula da oficina. Sendo assim, é observado a relevante importância de trabalhar diariamente sobre os aspectos explorados. Entende-se a necessidade da continuidade da oficina durante os próximos semestres, complementando cada vez mais os eixos, impactando-se desta maneira significativamente para incentivar a criatividade.

 


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