PRIMEIROS ENCONTROS COM A MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS AÇÕES DE CRIANÇAS COM ATÉ 3 ANOS DE IDADE

Aline Tews, Sergio Celio Klamt

Resumo


Desde o nascimento, a criança convive em um meio no qual os números e os conhecimentos matemáticos são parte integrante do cotidiano. É preciso cada vez mais investir na Educação Infantil, já que esta se configura como o primeiro estágio na Educação Básica de uma criança, que desde o seu nascimento acessa um mundo repleto de informações produzidas por uma sociedade regada por ações proveniente de um sistema econômico capitalista. Diante disso, os saberes matemáticos são essenciais e acabam sendo utilizados naturalmente. O educador deve estar em constante aprendizado em relação à realidade escolar e atender a uma necessidade social, instrumentalizando a criança para que compreenda e participe ativamente da sociedade. Além disso, deve proporcionar um ambiente escolar estimulador da aprendizagem, a partir de conhecimentos empíricos, de forma lúdica, apresentando novas possibilidades, incentivando a criança a explorar o mundo em que vive através do brincar (observando, manipulando, investigado), com situações que envolvam a resolução de problemas, contagem, relações entre quantidades, classificações, associações, comparações, noções de espaço, entre outros. Assim, este trabalho tem como objetivo discutir a importância do ensino da Matemática já na Educação Infantil e de que forma ela pode ser trabalhada de forma lúdica sem desprezar o desenvolvimento cognitivo da criança, sustentando a sua aprendizagem para as próximas etapas de sua vida escolar. A aplicação deste estudo foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso Infantil, em Santa Cruz do Sul, cujo público-alvo foram crianças matriculadas com idades entre 6 meses e 2 anos e 6 meses. Neste período, o indivíduo já inicia a utilização da contagem, de noções de quantidade, de tempo e de espaço. No entanto, para os bebês, o conhecimento matemático não é a principal finalidade na aprendizagem, já que estes estão conhecendo o mundo e começando a estabelecer relações com tudo a sua volta. Por isso, a modificação do espaço já colabora gradativamente no entendimento dos conhecimentos de lateralidade e orientação espacial. Com isso, duas turmas foram observadas durante cinco dias não consecutivos, cada uma, com o objetivo de analisar de que forma as crianças assimilam o conhecimento matemático e como aplicam este durante o brincar e nas suas relações com os colegas e professoras, respeitando o processo cognitivo em que se encontram. Ao final da pesquisa, obteve-se como resultado a identificação de uma metodologia baseada em atividades práticas, de forma que os primeiros conceitos matemáticos tenham relação com a realidade das crianças, de forma natural. Na análise dos resultados, percebeu-se um significativo progresso na compreensão dos conceitos matemáticos indicados para a sua faixa etária, acompanhando a fase cognitiva em que se encontram, para que não apresentem defasagens em sua aprendizagem no decorrer de sua vida discente. Por fim, os saberes matemáticos são essenciais e acabam sendo utilizados naturalmente. O educador deve estar em constante aprendizado referente a realidade escolar e atender a uma necessidade social, instrumentalizando a criança para que ela compreenda participe ativamente da sociedade.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.