DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO LÓGICO E EXPLORANDO OS CONHECIMENTOS EM ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO POR MEIO DO PROJETO RE_INVENTAR

Filipe Erni de Moraes, Alan Leonardo Helfer, Daiane Aguiar Nunes, Adriano José Bombardieri, Cássio Denis de Oliveira, Ítalo Rosa Policena, Jorge André Ribas Moraes, Bachir Hallouche, Jorge André Ribas Moraes

Resumo


O projeto Re_Inventar recebe alunos do ensino fundamental e médio com o objetivo de desenvolver habilidades em engenharia num total de três módulos: Básico, Avançado I e Avançado II. As atividades iniciam pela montagem de kits com peças da fishertecniks formando triciclos, carros, caminhões de carga, caminhões guindaste, entre outros, abordando-se conceitos de cinemática, dinâmica e estática. O módulo Avançado I introduz sistemas com foco principal no desenvolvimento do raciocínio lógico, como secador de mãos, semáforo controlado e portas com abertura e fechamento baseado na presença de usuário em determinada posição, evoluindo para carros com a capacidade de seguir linha ou desviarem de objetos. Porém o grande destaque se dá às operações de sistemas produtivos, em miniatura, simulando as realizadas em fábricas e indústrias. Todas as ações são feitas nas placas eletrônicas da empresa dos kits, as quais facilitam, e muito, os primeiros contatos dos participantes no mundo da eletrônica por possuírem circuitos internos que praticamente impedem a sua danificação, e assim, possibilitam a aprendizagem sem erros. Na área de programação há um software dedicado responsável por transformar as instruções recebidas, em blocos prontos onde as ações são realizadas pelo controlador, o qual também possui uma área específica para criação de sistema supervisório. Os desafios podem conter entradas como chaves simples, fins de curso, sensores de cor (luz vísivel - incluindo fotoelétrico - e invisível) e de distância (ultrassônico), e saídas como motores, lâmpadas e buzzers. Como proposta final é solicitada a integração dos processos montados individualmente a fim de simular um processo completo de produção, desde a chegada da matéria-prima até a finalização do produto esperado, no qual as máquinas são conectadas entre si. O último módulo tem como foco remover a abstração da eletrônica e da programação com projetos na plataforma e placa Arduino. Para isso, aos participantes são apresentados componentes eletrônicos básicos como resistores, botões, diodos emissores de luz, transistores e relés, explorando-se os conceitos físicos por trás de seu funcionamento, bem como as exigências para que isso ocorra. Com base sólida são realizados os mais variados projetos desde o simples acender de um led progredindo para um detector de temperatura, elevador de quatro andares em menor proporção, carro controlado por aplicativo de celular criado pelos próprios estudantes, e tudo mais que despertar a curiosidade. Devido ao fato do trabalho ser realizado em grupo, para uma mesma tarefa cada participante tem uma solução inicial diferente, então o ambiente proporciona momentos benéficos de discussões para a escolha do melhor método a ser adotado. A participação dos alunos e o trabalho em equipe promovem a socialização dos estudantes e o poder da argumentação investigativa.



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