USO DO DESIGN THINKING PARA A PRODUÇÃO DE SINAIS EM LIBRAS DE CONCEITOS DE FÍSICA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES SURDOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho foi inspirado na experiência docente, de uma graduanda, com estudantes surdos e a sua angústia para ensinar Física. Essa temática foi tema do seu trabalho de conclusão de curso em licenciatura em física. De acordo com a Lei federal nº 10.436/02, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida como meio legal de comunicação da comunidade surda. Em um ambiente escolar no qual há educandos com necessidades especiais é de extrema importância o reconhecimento de LIBRAS. A presença da intérprete auxilia em grande parte o professor independentemente da disciplina que trabalha. O estudo ocorreu em um contexto do ensino de Ciência e, em especial, o ensino de Física, no qual nem todos os professores estão habilitados ou têm disposição para trabalhar com estudantes com necessidades especiais e no contexto deste trabalho com a surdez. O estudante surdo, na maioria, não foi oralizado em função da surdez, que pode ter sido adquirida ao longo de sua vida ou ao nascer. Por isso, a Língua de Sinais é importante para a comunicação destes educandos. Na linguagem diária da comunidade surda, muitos dos sinais já estão estabelecidos e padronizados como, por exemplo, os sinais das letras, números e palavras simples do cotidiano. Na linguagem científica, em especial, a Física nem todos os termos possuem sinais. Este é o problema central desta pesquisa, pois durante o tempo de docência da pesquisadora com os estudantes surdos constatou-se que, mesmo com o auxílio da intérprete, algumas definições físicas não possuem sinais claros e específicos. Tais sinais não satisfazem as definições científicas corretas. Com isso, percebeu-se a necessidade de sinais para o ensino de Física que pudessem contemplar e auxiliar a aprendizagem da Física por estudantes surdos. Através dessa problemática de ensino e de aprendizagem de Física, a necessidade de sinais específicos e a falta de metodologias para tal, este trabalho tem como objetivo a construção e proposição de sinais em libras para estudantes do primeiro ano do ensino médio por meio de ferramentas do Design Thinking. Para alcançar este objetivo, foram realizadas reuniões e oficinas com 03 estudantes surdos, em que por meio da cocriação de conceitos de Física do primeiro ano do ensino médio foram investigados e foram criados quatro sinais que representam conceitos físicos: conceito de massa, força centrípeta, velocidade e aceleração. Os sinais foram avaliados pelos estudantes e, na sua percepção, contribuem para a compreensão dos conceitos da Física para estudantes com surdez.
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