USO DO DESIGN THINKING PARA A PRODUÇÃO DE SINAIS EM LIBRAS DE CONCEITOS DE FÍSICA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES SURDOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

caroline da silva oliveira, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


Este trabalho foi inspirado na experiência docente, de uma graduanda, com estudantes surdos e a sua angústia para ensinar Física. Essa temática foi tema do seu trabalho de conclusão de curso em licenciatura em física. De acordo com a Lei federal nº 10.436/02, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida como meio legal de comunicação da comunidade surda. Em um ambiente escolar no qual há educandos com necessidades especiais é de extrema importância o reconhecimento de LIBRAS. A presença da intérprete auxilia em grande parte o professor independentemente da disciplina que trabalha. O estudo ocorreu em um contexto do ensino de Ciência e, em especial, o ensino de Física, no qual nem todos os professores estão habilitados ou têm disposição para trabalhar com estudantes com necessidades especiais e no contexto deste trabalho com a surdez. O estudante surdo, na maioria, não foi oralizado em função da surdez, que pode ter sido adquirida ao longo de sua vida ou ao nascer. Por isso, a Língua de Sinais é importante para a comunicação destes educandos. Na linguagem diária da comunidade surda, muitos dos sinais já estão estabelecidos e padronizados como, por exemplo, os sinais das letras, números e palavras simples do cotidiano. Na linguagem científica, em especial, a Física nem todos os termos possuem sinais. Este é o problema central desta pesquisa, pois durante o tempo de docência da pesquisadora com os estudantes surdos constatou-se que, mesmo com o auxílio da intérprete, algumas definições físicas não possuem sinais claros e específicos. Tais sinais não satisfazem as definições científicas corretas. Com isso, percebeu-se a necessidade de sinais para o ensino de Física que pudessem contemplar e auxiliar a aprendizagem da Física por estudantes surdos. Através dessa problemática de ensino e de aprendizagem de Física, a necessidade de sinais específicos e a falta de metodologias para tal, este trabalho tem como objetivo a construção e proposição de sinais em libras para estudantes do primeiro ano do ensino médio por meio de ferramentas do Design Thinking. Para alcançar este objetivo, foram realizadas reuniões e oficinas com 03 estudantes surdos, em que por meio da cocriação de conceitos de Física do primeiro ano do ensino médio foram investigados e foram criados quatro sinais que representam conceitos físicos: conceito de massa, força centrípeta, velocidade e aceleração. Os sinais foram avaliados pelos estudantes e, na sua percepção, contribuem para a compreensão dos conceitos da Física para estudantes com surdez.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.