UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS E SUAS VANTAGENS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Resumo
A utilização de jogos e brincadeiras no ensino da Matemática não é algo novo, mas vem se distanciando da sala de aula, pois, muitas vezes, é visto como um passatempo ou apenas uma forma de descanso. Porém, atividades lúdicas podem facilitar e desenvolver o raciocínio, assim como o trabalho em conjunto dos educandos, desde que sejam bem orientadas e planejadas. O professor deve introduzir os conteúdos de forma diferente da tradicional; propor desafios e estimular a autoconfiança dos alunos. Os jogos oportunizam aos alunos traçar estratégias de resolução do cálculo solicitado para vencer a competição. Com essa prática, além de exercitar o trabalho em equipe, os alunos refletem sobre a jogada do colega oponente e tentam compreender o raciocínio que ele seguiu, assim como permite refletir sobre outros meios para obter a resposta correta. Neste momento, o aluno está, de forma diferente, construindo um saber sobre determinado conteúdo e buscando alternativas para resolver problemas. O jogo traz consigo muitas vantagens, mas para que elas sejam alcançadas, o professor precisa de jogos que tragam consigo a dimensão lúdica e a educativa, para que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorram em sala de aula. O projeto sobre Utilização de Atividades Lúdicas e suas Vantagens nas aulas de Matemática busca enfatizar a importância do lúdico e suas vantagens na construção do conhecimento nas aulas de matemática, a fim de diminuir e quebrar as barreiras que se formam entre o educando e os conteúdos em aulas tradicionais. Esse projeto foi desenvolvido com alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, com a turma de primeiro ano 772. É de suma importância os educandos terem aulas interativas e práticas com jogos e atividades lúdicas, pois o erro é normal, como também desenvolverem diversas formas para chegar no seu objetivo, que é construir o conhecimento de forma divertida e diferenciada. Esse projeto foi desenvolvido prevendo as seguintes ações: realizar aulas com intuito de transformar o modo de os educandos enxergarem a Matemática; quebrar as barreiras que as aulas tradicionais trazem para muitos alunos, mostrando que o conhecimento pode ser construído de diversas formas; propor a introdução de diferentes meios para aprender o conteúdo. Foi executado um jogo da memória, desenvolvido para fixar o conteúdo de função polinomial de 1º grau com o intuito de evidenciar as principais dificuldades identificadas durante a prática e, assim, buscar soluções para obter melhor construção do conhecimento. Em uma educação como o EJA, aulas com propostas diferenciadas podem mudar muito a visão dos educandos diante de problemas encontrados na Matemática. O projeto proporcionou a estes alunos um momento diferente e descontraído, mas focado em desenvolver seus conhecimentos. Ao final das atividades, os objetivos desta pesquisa foram alcançados, mesmo sendo adultos e com compromissos de trabalho durante o dia, a turma se mostrou engajada para dar seu melhor no desenvolvimento da atividade.
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