ANÁLISE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO DO MOBRAL
Resumo
Ao se falar de educação, há sempre vestígios de pesquisas, projetos e inovações, tanto positivas quanto negativas. Contudo, o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL, tendo sua elaboração na década de 60 e vigência a partir de 1970, foi um importante projeto do Governo Militar, cujo objetivo era alfabetizar funcionalmente jovens e adultos, preparando-os, assim, para fornecer mão de obra nos avanços industriais da época. Nesse viés, o presente trabalho buscou, por meio de análise detalhada das cartilhas de alfabetização usadas neste evento, observar as informações contidas nos materiais disponibilizados pelo MOBRAL, bem como características das atividades voltadas à alfabetização matemática, comparando-as com as habilidades e competências citadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Matemática. Inicialmente, teve-se à disposição sete cartilhas de alfabetização disponibilizadas pelo Governo. No entanto, apenas quatro destas cartilhas eram voltadas ao ensino da Matemática. Incessantemente compostas de vários exercícios, as cartilhas continham a preocupação de os alfabetizandos praticarem, compararem e aplicarem os conteúdos. Observou-se que o material continha todas as competências exigidas na BNCC, na área da Matemática, em explicações objetivas, sendo a maioria acompanhada de ilustrações e exercícios contextualizados, de acordo com o público-alvo. Por exemplo, um grande alvo era a classe operária e muitas das atividades matemáticas dispunham de ilustrações de ferramentas, como martelos, serrotes, pás, enxadas, tijolos, entre outras. As situações/problemas também mantinham este contexto e também ressaltavam grandezas e medidas, sistema monetário e comparações. As cartilhas compreendiam vários níveis no ensino da Matemática. Ao analisá-las, verificou-se que estas continham toda a base para o Ensino Fundamental na disciplina de Matemática. No entanto, não considerou-se a carga horária das aulas, o grau de instrução do alfabetizador que, por vezes, era um indivíduo com segundo grau completo que recebia treinamento para ministrar as aulas e sobre a estrutura dos locais de oferta das aulas e recursos disponíveis, além das dificuldades dos alunos para comprovar a real eficácia do MOBRAL. Também, não se sabe ao certo se os alunos eram retidos em uma turma quando não atingiam os objetivos esperados. O MOBRAL buscou erradicar o analfabetismo até o ano de 1975. Contudo, muito criticado, o movimento foi extinto, após muitas alterações em sua estrutura, no ano de 1985 sem atingir sua meta. Palavras-chave: MOBRAL; ensino; matemática; cartilhas; alfabetização.
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