A IMPORTÂNCIA DA FUSELAGEM NO PROJETO DE UM AVIÃO NO PROJETO KAMIKASE

Ricardo Reali da Rocha, Felipe Winkelmann Pumpmacker, Igor Fernando Alexander, Eduardo da Rosa, Ana Cristina Cruz, Thiago Augusto Jackisch, Fabricio Antonio Egert, Rafael Guedes Azevedo

Resumo


A equipe Kamikase é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul que tem como objetivo desenvolver e construir uma aeronave rádio controlada não tripulada para competição SAE (Society of Automotive Engineers) Brasil Aerodesign que deve atender aos requisitos e restrições impostas por um regulamento. A equipe empenhou-se e teve como foco principal construir uma aeronave que possibilite maior quantidade de voos válidos na competição, assegurar que não aconteçam falhas estruturais durante a missão da aeronave e ter um peso vazio máximo de 2,75 quilogramas. Para tal fim, optou-se por uma fuselagem que dê resistência, controle ao avião e que tenha o menor peso possível. O termo fuselagem é de origem francesa, mais especificamente vem da palavra fuselé, que significa forma aerodinâmica, na qual refere-se, normalmente, à parte central de um avião, onde é fixado o trem de aterrissagem, as asas etc. Tem como foco principal também dar sustentabilidade a aeronave. A fuselagem inclui a cabine de comandos, que contém assentos para seus ocupantes e os controles de voo (em uma aeronave comercial), também apresenta o compartimento de carga e os vínculos de fixação para outros componentes principais do avião. A fuselagem basicamente pode ser construída de três formas diferentes: treliçada, monocoque e semi-monocoque. A estrutura em forma de treliça para a fuselagem é utilizada em algumas aeronaves, como é no caso da nossa. A resistência e a rigidez desse tipo de estrutura é obtida através da junção de barras em uma série de modelos triangulares. Na estrutura monocoque, o formato aerodinâmico é dado pelas cavernas. As cargas atuantes em voo são suportadas por essas cavernas e também pelo revestimento. Por esse motivo, este tipo de fuselagem deve ser revestida por uma material resistente aos esforços atuantes durante o voo. Já na estrutura semi-monocoque, os esforços são suportados pelas cavernas e/ou anteparos, revestimento e longarinas. Nós optamos pela estrutura treliçada, porque resulta numa aeronave com menos massa, mas que ainda assim terá uma boa resistência. Considerando que a fuselagem sofre esforços em diversas direções, a equipe optou pela aplicação de fibras bidirecionais, com o intuito de responder melhor a esforços em direções distintas. Amostras com diferentes combinações de compósitos foram laminadas e ensaiadas. A equipe preferiu pela utilização de núcleo de madeira balsa, por apresentar os melhores resultados e ser mais viável economicamente. Após voos realizados pela equipe, foi possível validar o projeto estrutural conceitual com o prático da aeronave, assim cumprindo com as metas estabelecidas. Conclui-se que a aeronave Projeto Kamikase - 2019 é competitiva e cumpre os requisitos estabelecidos pela competição.

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