ESCOLHA DO CONJUNTO MOTOPROPULSOR PARA UMA AERONAVE NÃO TRIPULADA

Daryane Teixeira Silveira, Kieran de Oliveira Rocha, Igor Fernando Alexander, Fabrício Antônio Egert, Fabrício Antônio Egert

Resumo


O presente trabalho foi realizado com seu foco em aplicações utilizadas na aeronave não tripulada e rádio controlada, desenvolvida pela equipe Kamikase AeroDesign, a fim de participar na competição SAE Brasil AeroDesign, na qual a aeronave referida pertence a categoria Regular. Para um bom desempenho da aeronave, deve ser desenvolvida uma análise para a escolha do conjunto motopropulsor a ser utilizado, buscando o conjunto ideal que satisfaça todos os aspectos almejados pela equipe. Além disso, para a escolha foram levadas em consideração as restrições pré-estipuladas pelo regulamento, a escolha do conjunto se deu em duas fases, a escolha do motor ideal e depois a escolha da hélice que formaria o conjunto de melhor desempenho. O regulamento para a competição forneceu quatro possíveis motores para serem utilizados, sendo que dois deles a equipe possuía em funcionamento para realização de testes, são eles O.S. 0.55 AX e ASP S61AII. Foi realizado então um teste de voo, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, no qual a aeronave voou com os dois motores e diferentes hélices, possibilitando assim uma análise dos prováveis conjuntos. Durante os testes de voo a característica que a equipe buscou foi o motor que fornecesse a maior tração na decolagem da aeronave, levando em consideração outro requisito pré-estipulado pelo regulamento, que consiste na distância disponível para a aeronave alçar voo, que é de cinquenta metros. Nos testes foi observado que o motor O.S. 0.55 AX possuía a maior tração na decolagem, além disso, outra característica que favorecia sua escolha é referente ao menor peso do motor, já que a equipe busca uma aeronave mais leve e que mesmo sendo leve possa carregar quase cinco vezes o seu peso. Após a escolha do motor, foi realizado teste teórico de tração estática para definir qual das hélices forneceria um melhor desempenho para um conjunto, os cálculos foram realizados a partir da rotação máxima disponível no eixo do motor. Após a análise foi possível calcular e prever todos os aspectos de voo da aeronave, desde seu desempenho durante a decolagem, suas velocidades em planeio e prever como será seu pouso, até a obtenção de dados como a potência atingida pela aeronave, forças atuantes também começam a ser solucionadas já que todas as análises dependem da eficiência do conjunto motopropulsor. Buscar pelo conjunto motopropulsor que ofereça melhor desempenho é uma tarefa que depende de uma série de testes, mas que ao encontrar um bom resultado trará segurança durante todo o voo. Além disso, será a eficiência encontrada no conjunto motopropulsor a base para vários cálculos, como para verificar a potência, dar uma estimativa de velocidades e estimar o peso da carga a ser carregada, objetivo da missão realizada por esta aeronave, que é a de carregar a maior carga paga possível.


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