CÁLCULO DA DIFERENÇA DE SOBREPOSIÇÃO DE QUADROS EM STREAMING DE VÍDEO PARA MEDIÇÃO DE VELOCIDADE EM TEMPO REAL
Resumo
O Estado gasta valores muito altos com vítimas de acidentes no trânsito, seja com tratamentos médicos, seguros ou indenizações. O número de acidentes fatais ou que deixam vítimas com sequelas permanentes também são altos e ocasionam prejuízo emocional, além do econômico. Portanto, obter informações detalhadas sobre o trânsito é muito importante para que se possa traçar estratégias de gestão de tráfego, instalar sinalizações em pontos críticos e criar campanhas de conscientização no trânsito. O controle de tráfego inteligente é uma tecnologia que avança rapidamente no mundo todo. Pesquisas envolvendo rastreamento e medição de velocidade de veículos, utilizando visão computacional possuem grande relevância atualmente, devido ao seu baixo custo de instalação e manutenção. Este trabalho propõe um sistema de medição de velocidade em tempo real usando streaming de vídeo. O objetivo é desenvolver uma solução alternativa aos métodos intrusivos e não intrusivos de controle de velocidade tradicionais, tais como laços indutivos, sensores magnéticos e radares. Será usada uma abordagem de aprendizagem de máquina para detectar e rastrear veículos trafegando em ambos sentidos da via e sob várias condições de iluminação e clima. Dentre as dificuldades para a implementação do trabalho, pode-se citar a correta detecção de todos os tipos de veículos, como carros, motos e caminhões, sob condições ruins de iluminação, chuva e neblina. Além disso, algoritmos de inteligência artificial e processamento de imagens requerem grande poder computacional e, portanto, será um desafio atender ao requisito de processamento em tempo real. Para testar a acurácia do sistema, serão feitos dois testes: um fechado e outro em campo. O teste fechado consiste em dirigir um veículo em um ambiente fechado, em velocidade predeterminada e verificar se o sistema é capaz de calcular a velocidade corretamente. A velocidade do veículo será obtida através de um GPS, para que se tenha uma medição exata. No teste em campo, o sistema será instalado em uma via pública e irá medir a velocidade dos veículos que trafegam. Será confeccionada uma tabela com os resultados obtidos pelo sistema, sendo comparados com as medições de um equipamento de medição de velocidade tradicional aferido pelo Inmetro. Assim, será possível saber a acurácia do sistema na detecção de veículos e no cálculo da velocidade. O sistema proposto irá gerar dados estatísticos sobre o tráfego que poderão ser usados para melhor planejamento do trânsito, avaliar a necessidade de instalação de redutores de velocidade e placas de trânsito.
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