DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM DISPOSITIVO PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE MONTAGEM E DESMONTAGEM DE PNEUS DE UM VEÍCULO OFF-ROAD TIPO BAJA.

Felipe Crema Moro, Arthur Gassen Geller, Leonardo Nagel de Carvalho, Vinicius Henrique Schultz, Fernando Sansone de Carvalho, Flavio Thier

Resumo


A Equipe Baja de Galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul. A mesma gerencia, projeta, constrói, testa e promove um veículo off-road do tipo baja, o qual é posto à prova em competições estudantis promovidas pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers). Visando não somente as competições, mas também a construção de conhecimento por parte de quem participa do projeto de extensão a equipe sempre está em busca de um aprimoramento contínuo, baseado em estudos técnicos, melhorias de projeto e uma gestão bem estruturada, que fazem atingir maiores níveis nos âmbitos competitivos, tanto a nível regional quando nacional. Para isso, a equipe tem focado cada vez mais na fabricação de novas ferramentas que possibilitem e facilitem as análises, testes e validações, que são buscadas a todo momento  nos subsistemas presentes no projeto. Em determinados testes onde ocorra a variação do tipo de terreno ou até mesmo em eventos de exposição, a troca de pneus do carro se faz necessária, e a concepção de uma ferramenta que possibilite com que essa tarefa seja realizada de uma maneira mais acessível e segura é de extrema valia, visto que o compósito que constitui o material do pneu é de difícil manipulação, necessitando assim tanto da execução quanto do ferramental adequado. Atualmente a equipe não possui nenhum equipamento específico para a realização desta tarefa, bem como espátulas ou uma base de fixação para o aro, o que permite com que o processo de montagem e desmontagem seja mal executado, podendo causar danos físicos e/ou danos materiais, principalmente na geometria do aro. Outro fato é que as borracharias da região possuem dispositivos de destalonamento somente para aros maiores de 14”, não atendendo assim as medidas dos aros utilizados pela equipe, que são de 10”. A fabricação do dispositivo é iminente, pois a substituição dos pneus antigos recapados da marca Maxxis pelos novos da marca Carlisle, que apresentam um compósito de extrema dureza e tala rígida, será necessária. Portanto, devido à melhora na qualidade do produto adquirido, a operação será ainda mais complexa e necessitará assim, do dispositivo para a sua realização. O mecanismo será construído em aço e será de fácil manuseamento, logo a partir da construção do dispositivo e posteriormente a criação de uma instrução de trabalho – IT, os mecânicos serão treinados nesta nova instrução e estarão capacitados para executar o serviço de uma maneira eficaz e segura, possibilitando assim um menor gasto de tempo e uma maior efetividade.



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