DESAFIOS DA 3A. OLIMPÍADA DE INFORMÁTICA DA UNIVATES

Evandro Franzen, Haroldo Tonett Chaves

Resumo


 

A 3ª Olimpíada de Informática da UNIVATES (OLINFU) é uma competição voltada para alunos do Ensino Médio e Fundamental, na qual são desenvolvidos os conhecimentos na área de Informática, através de atividades relacionadas ao raciocínio lógico. A competição é desenvolvida dentro de um projeto de Extensão. O projeto tem como objetivo principal desenvolver habilidade relacionadas ao raciocínio lógico e detectar talentos para a área de TI ainda no ensino médio e fundamental. Além da competição, o projeto estabelece contatos com escolas e alunos visando capacitar professores e alunos e aproximar os mesmos da área de Tecnologia da Informção. Considerando a necessidade crescente de profissionais na área, esta iniciativa permite que os alunos tenham um contato cada vez mais cedo com as tecnologias, desenvolvendo jogos e animações. Considerando as dificuldades enfrentadas pelos alunos que ingressam em cursos de informática, o projeto visa proximar a informática dos alunos de ensino médio e assim melhorar a imagem da área, reduzindo a complexidade de futuros profissionais e alunos. Durante o ano, antes da competição são desenvolvidas oficinas nas escolas e na UNIVATES para capacitação de alunos e professores. Nas oficinas são desenvolvidos protótipos de jogos e animações utilizando softwares que empregam o raciocínio lógico, mas que são visualmente atrativos para que as atividades não se tornem cansativas ou complexas. Também são realizadas divulgações da Olimpíada com o objetivo de estimular as escolas a inscreverem os alunos na competição. Além da competição de desenvolvimento de jogos, ocorre ainda uma disputa de um jogo no qual os alunos são estimulados a resolver problemas propostos na aplicação. O jogo escolhido segue devem estimular e desafiar o aluno a resolver problemas utilizando conhecimentos das áreas de física, matemática e demais conteúdos desenvolvidos no ensino médio e fundamental. Durante a 3ª. Edição já foram realizadas 5 oficinas de desenvolvimento de jogos e animação com a participação de alunos e professores de escolas de ensino médio e fundamental. Estão previstas ainda a realização de mais 4 oficinas em escolas e 3 oficinas na UNIVATES. Foram realizadas ainda pesquisas para definição do jogo que será disputado durante a competição, diversos softwares foram testados e analisados seguindo os critérios de estímulo ao raciocínio e aplicação de conteúdos tradicionais. A 2ª. Edição do projeto que ocorreu no ano de 2010 contou com participação de 60 competidores e os resultados demonstraram a capacidade dos alunos em utilizar a lógica para a resolução de problemas que envolviam situações comuns na elaboração de soluções computacionais. A realização da Olimpíada tem permitido contribuir para o desenvolvimento da informática nas escolas de ensino médio e fundamental. A participação a cada edição tem aumentado significativamente e é possível perceber o interesse por parte dos professores e alunos destas escolas. O projeto tem permitido ainda preencher uma lacuna existente em muitas escolas, nas quais existem laboratórios, mas a utilização dos mesmos não é adequada pela falta de interesse ou conhecimento dos professores. Por fim, a realização do projeto está, aos poucos, desmistificando a ideia de que a área de TI é para alunos com grande conhecimento prévio em informática, e desta forma espera-se um maior interesse por parte destes alunos em buscar os cursos desta área.

 


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