PLANO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS PARA FLORICULTURA CRISTAL DE CANDELÁRIA/RS

Elizabeth Huber Moreira, Juciele Ferreira da Silva

Resumo


 

INTRODUÇÃO: A acadêmica de Comunicação Social/Habilitação Relações Públicas da Universidade de Santa cruz do Sul/UNISC, Juciele Ferreira da Silva, desempenhou a disciplina de Projeto Experimental na Floricultura Cristal de Candelária/RS entre os meses Abril e Julho de 2011. Neste período foi orientada pelas professoras Mc. Elizabeth Huber Moreira e Dra. Mônica Elisa Dias Pons. As realizações de inúmeras estratégias foram desenvolvidas após a execução do diagnóstico da organização e do diagnóstico da comunicação. Após avaliar os diagnósticos e concluir que depois de passar por três administrações a imagem da empresa estava debilitada, as estratégias foram idealizadas com o propósito de emissão de pouco investimento, mas que resultassem em uma boa visibilidade. Para alcançar mídias espontâneas, a opção encontrada foi através de ações sociais. Além destas, também foram desenvolvidos novos materiais de divulgação para a empresa, produção de redes sociais entre outras ações. OBJETIVO: Com base na avaliação dos diagnósticos da organização e o contato com a proprietária, foi identificado a necessidade de divulgar a atual administração. Disseminar todo o potencial da Floricultura nos trabalhos de ornamentação. Criar uma identidade visual para que a mesma seja reconhecida. Buscar novos clientes e aumentar os lucros. METODOLOGIA: A Floricultura Cristal foi a organização escolhida pela acadêmica de Relações Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul para desenvolver as atividades propostas pela disciplina de Projeto Experimental. Os objetivos almejados foram alcançados através de inúmeras ações desenvolvidas. A avaliação das mesmas foi através de clipagem e pesquisa/avaliação. PRINCIPAIS RESULTADOS: Elaboração de um plano estratégico; Criação da logomarca da empresa; Produção de etiqueta adesiva com a logomarca da Floricultura e número de telefone para contato; Ação solidária “A beleza de ser mãe”, com a doação de uma rosa para cada mãe que realiza-se o parto no Hospital Candelária dentro do mês de Maio; Produção de um cartão cortesia para os clientes, onde constava a logomarca da Floricultura e número de telefone para contato; Desenvolvimento de redes sociais, através da página do Orkut e Facebook, com atualizações periódicas; Maketing social com doação das flores que não era mais comercializadas ao Recanto da Vida; Mudança na fachada com a realização de poda de uma árvore existente a frente da Floricultura; A elaboração da decoração da vitrine com tema de ornamentação de festas; Ação de vendas em comemoração ao Dia das Mães. CONCLUSÃO DO TRABALHO: Através de um plano de estratégico bem elaborado baseado nos diagnóstico foi possível alcançar os objetivos idealizados. Com ações simples e sem muito investimento a atual administração ficou evidenciada com as campanhas. O desenvolvimento da logomarca completou as estratégias. O potencial do pequeno empreendimento familiar teve sua comunicação alterada para melhor, através das atividades de um profissional de Relações Públicas. A confiança demonstrada pela administração foi muito importante para a execução de todas as tarefas. A utilização das redes sociais e da divulgação mídias impressas foram fundamentais para a disseminar a evolução da Floricultura. Ao desempenhar na prática os trabalhos de um Relações Públicas a acadêmica agregou mais conhecimento além das teorias já aplicadas em aula. O contato direto com todas as ações, complementou ainda mais para a sua formação.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.