PROJETO DE CÂMERA DIGITAL MEGAPIXEL PARA EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO DE VELOCIDADE EM RODOVIAS
Resumo
A segurança no trânsito tem sido uma preocupação constante das autoridades de trânsito em função do alto número de acidentes que vitimam milhares de pessoas todos os anos no Brasil. O excesso de velocidade é apontado como a principal causa da quantidade e da gravidade dos acidentes de trânsito. A tecnologia tem auxiliado na fiscalização de velocidade através de equipamentos eletrônicos capazes de medir a velocidade dos veículos e gerar imagens de forma automática que identificam e comprovam as infrações cometidas. Apesar de impopulares, estes equipamentos se constituem na alternativa comprovadamente mais segura para o controle/redução de velocidade nas vias públicas, e ainda contribuem para a educação de motoristas e pedestres [DNIT 2007], além de gerarem informações estatísticas do fluxo veicular que servem de apoio aos órgãos de trânsito para os serviços de engenharia de tráfego. O mercado possui várias alternativas disponíveis para captura de imagem em aplicações de monitoramento de rodovias, variando desde câmeras com saída de vídeo analógica com varredura entrelaçada e resolução VGA, até as mais modernas máquinas fotográficas digitais com resolução acima de 20 megapixeis. Este trabalho propõe uma solução alternativa, aliando a versatilidade e o baixo custo das câmeras analógicas, agregando um aumento na resolução da imagem e adotando o sistema de varredura progressiva para melhorar a definição da imagem, utilizando sensor de imagem megapixel com tecnologia CMOS.Os sensores de imagem CMOS são largamente utilizados em equipamentos de consumo de massa, como máquinas fotográficas digitais, câmeras de celulares e PDAs. No entanto, as câmeras digitais compactas disponíveis no mercado de consumo possuem algumas limitações que as impedem de serem utilizadas nos equipamentos de fiscalização de velocidade, tais como: falta de recursos de controle remoto, tempo de retardo entre o pressionamento do botão de disparo até a efetiva captura da imagem (shutter lag), ausência de limitação no tempo de exposição do sensor nas imagens noturnas ocasionando distorções nas imagens em movimento, incapacidade de registrar imagens noturnas com iluminação infravermelha (anti-ofuscante), entre outras. Desta forma, este trabalho propõe o projeto de uma câmera digital de baixo custo, utilizando sensor de imagem com tecnologia CMOS com varredura progressiva, obturador global e resolução megapixel, com as funcionalidades necessárias para a utilização em equipamentos de monitoramento de velocidade em rodovias.
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