ORIENTAÇÃO A JOVENS ESTUDANTES PARA A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Carlos Jose Naujorks, Caroline Schafer, Makely Tavares Ferreira

Resumo


 

O projeto “Orientação a Jovens Estudantes para a Inserção no Mercado de Trabalho” foi realizado durante o estágio curricular de Psicologia, na agência FGTAS/SINE de Santa Cruz do Sul, durante o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2011. O desejo de realizar este projeto foi despertado pelo convite recebido por uma escola estadual de Santa Cruz, buscando oportunizar aos estudantes a obtenção de informações relacionadas ao mercado de trabalho. A partir desta primeira experiência, portanto, o projeto foi elaborado, tendo como objetivo oportunizar orientação a estudantes de 3º ano do ensino médio, como forma de contribuir em sua inserção no mercado de trabalho, buscando orientá-los sobre o atual cenário do mercado de trabalho; sobre o processo de colocação profissional e sobre a importância da qualificação profissional. Buscou-se, a partir disto, identificar necessidades, dificuldades e interesses dos estudantes relacionados à colocação no mercado do trabalho, além de sensibilizá-los a pensarem num projeto de vida. A partir da aprovação pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação, cinco escolas de Santa Cruz do Sul foram envolvidas na implementação do projeto, que consistia, basicamente, em uma palestra dialogada com cerca de uma hora de duração. Na palestra foram abordados assuntos como, processo de seleção, dicas de currículo e entrevista, bate-papo sobre dúvidas e receios em relação ao mercado de trabalho. Foram envolvidos com a atividade aproximadamente 200 alunos, em sua maioria do turno da noite. A partir da atividade com os mesmos, constatou-se que 80% dos participantes estavam trabalhando, 55% deles com carteira assinada e 45% sem, havendo 22,22% destes em processos de estágio. Além disto, foi possível constatar que dos jovens trabalhadores, 47,37% estava no ramo do comércio, o mesmo percentual no segmento de serviços e somente 5,26% na indústria. Além dos dados obtidos junto aos alunos, constatou-se também a necessidade de atividades sistemáticas sobre os processos de colocação no mercado de trabalho a serem desenvolvidas nas escolas, em parceria com a Comissão Municipal de Emprego. O presente projeto, que teve uma repercussão bastante positiva perante à Comissão Municipal de Emprego e entidades de classe do município, foi uma primeira sensibilização para a necessidade de projetos continuados que tenham esta atuação como objetivo. O projeto evidencia, desta forma, a necessidade de serviços públicos de informação e orientação profissional a serem disponibilizados nas escolas públicas e que esses serviços sejam realizados a partir de uma articulação entre as secretarias de educação, o SINE e a Comissão Municipal de Emprego.

 

 


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