ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Resumo
INTRODUÇÃO: A acadêmica de Comunicação Social/Habilitação Relações da Universidade de Santa cruz do Sul/UNISC, Lilian Alves, desempenhou a disciplina de Monografia nas Pequenas e Médias Empresas de Santa Cruz do Sul/RS, sócias da ACI – Associação do Comércio e Indústria entre os meses Janeiro/Junho de 2011. Neste período foi orientada pela professora Mc. Elizabeth Huber Moreira. As realizações de pesquisas, as quais foram desenvolvidas, através de contato telefônico e por e-mail com 370 pequenas e médias empresas para alcançar o objetivo maior - que era identificar quais destas empresas teriam profissional de Relações Públicas atuando e também saber qual é o perfil dos mesmos. OBJETIVO conhecer o perfil dos profissionais de Relações Públicas que atuam nas pequenas e médias empresas de Santa Cruz do Sul, quais ferramentas utilizam para desenvolver o trabalho de comunicação para as empresas e quais são os públicos com que mais trabalham. METODOLOGIA: a escolha deste tema levou em consideração o mercado atual - o qual é um amplo campo de estudo e de atuação para os profissionais de Relações Públicas, sendo que a comunicação é fundamental para todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Pode-se disser que há um vasto campo a ser explorado pelos profissionais de Relações Públicas, com o grande crescimento do número de pequenas e médias empresas no país. Os objetivos almejados foram alcançados através das pesquisas que foram aplicadas. PRINCIPAIS RESULTADOS: Com a pesquisa sobre o perfil dos profissionais de Relações Públicas que atuam em pequenas e médias empresas de Santa Cruz do Sul foi possível detectar que os profissionais que são responsáveis pela comunicação destas empresas são, na sua maioria, formados em administração de empresas, farmácia e serviço social, sendo apenas dois formados em Relações Públicas. Considerando os dados da pesquisa, se pode afirmar que existem profissionais de outras áreas que se denominam profissionais de Relações Públicas e que executam ações específicas dos formados nesta área da comunicação. CONCLUSÃO DO TRABALHO: de um modo geral, verificou-se que no mercado das pequenas e médias empresas de Santa Cruz do Sul há apenas dois profissionais atuando. Além disso, também se observou quais são as ferramentas de Relações Públicas que eles mais utilizam em prol das empresas, quais os públicos que eles trabalham e também qual é a importância que os chefes e diretores da empresa dão a esse profissional. Porém, infelizmente, foi descoberto outro fator muito importante para os profissionais de Relações Publicas que é o fato de que os profissionais de outras áreas como farmácia, administração entre outras, se autoproclamam como profissionais de Relações Públicas. Outro ponto a ressaltar é que as próprias empresas também desconhecem o profissional de Relações Públicas, pois se um atendente ou secretária consegue informar a um pesquisador que a empresa tem um profissional da área atuando, deve ser porque a empresa passa isso aos funcionários, e este é um fato que percorre toda a vida acadêmica de um aluno de Relações Públicas, pois desde início do curso os alunos têm dificuldades de encontrar empresários que conhecem a profissão.
Apontamentos
- Não há apontamentos.