AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE TÉCNICA CIRÚRGICA E ANESTÉSICA DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Pedro Lucio Souza, Luciano Trombini, Silvio Márcio Balzan

Resumo


 

O ensino da técnica cirúrgica é um desafio para as escolas de medicina, porque deve prover o acadêmico de habilidades, competências e conhecimentos inerentes ao médico generalista, capaz de realizar os procedimentos iniciais de emergências. Historicamente consistiu no aprendizado baseado na observação, na execução mediante a supervisão de um cirurgião experiente, e por fim, quando dotado de competência para tal, a realização do procedimento sob sua inteira responsabilidade do aprendiz. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em medicina preconizam, entre outros requisitos, a utilização de metodologias de ensino que possibilitam ao estudante vivenciar cenários reais de aprendizagem. Capacitando-o para atender as exigências da atuação profissional. Nos últimos anos, tem-se buscado novos métodos de ensino, capazes de desenvolver habilidades, com uso de simuladores sem expor o estudante ao contato direto com o paciente. O presente trabalho tem por objetivo explanar o método de ensino utilizado e analisar a visão dos acadêmicos sobre as habilidades adquiridas na realização de procedimentos cirúrgicos, ao término da disciplina de Técnica Cirúrgica e Anestésica da Universidade de Santa Cruz do Sul. Foi realizado um estudo transversal com coleta de dados primários por meio de um questionário autoaplicável, no período de maio a junho de 2011, com estudantes que cursaram a disciplina de Técnica Cirúrgica e Anestésica. Assim como fez-se uma descrição da proposta pedagógica para o ensino da cirurgia. A área de Técnica Cirúrgica e Anestésica dispõe de um modelo próprio para o ensino da cirurgia e anestesiologia. As aulas são realizadas em um centro cirúrgico projetado e destinado exclusivamente ao ensino e pesquisa experimental. O local simula o cenário real dotado de materiais e equipamentos idênticos aos de um ambiente cirúrgico. Os alunos vivenciam atitudes, condutas, postura, e executam procedimentos cirúrgicos e anestésicos. Inicialmente desenvolvem os princípios da técnica operatória, a seguir são realizados procedimentos cirúrgicos em suínos. Realizados em equipe, sendo que em cada aula o aluno desempenha diferente função. As características do tecido vivo e condições estruturais proporcionam autêntico cenário de aprendizagem em cirurgia. De um total de 113 alunos do quinto ao oitavo semestre responderam ao questionário. A maioria dos acadêmicos considerou a disciplina boa ou ótima (82; 73%); sentem-se aptos a realizar suturas de ferimento cutâneo inciso 93 (82%); ligadura de vaso com fio 36 (32%); e abordagem da via aérea em caso de obstrução 44 (39%). A disciplina modificou conhecimentos e temores a respeito da cirurgia (84; 73%) e anestesiologia (68; 60%), estimulando o interesse profissional para cirurgia em 54 (48%) e para anestesiologia em 43 (38%). Conclui-se que o método demostrou que os estudantes adquiriram as habilidades cirúrgicas e anestesiológicas necessárias para o desempenho profissional de um médico generalista sem serem direcionados para especialização precoce nas referidas áreas.

 


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