IMPLEMENTAÇÃO DE JOGO 3D EDUCACIONAL COM JAVA E JME

Rolf Fred Molz, Rodrigo Konze Kirch

Resumo


 

Ferramentas interativas vêm sendo utilizadas cada vez mais como alternativa aos métodos tradicionais de ensino e como forma de cativar o interesse do aluno pelo conteúdo abordado, podendo também propiciar momentos de descontração e diversão e tornando o aprendizado mais agradável, amenizando a ideia de que “aprender é trabalhoso e não é divertido”. Novas formas de transmissão de conhecimento mais dinâmicas e interativas vêm sendo empregadas nas mais diversas áreas de ensino, tais como: sons, imagens, animações, vídeos e, mais recentemente, jogos. A utilização de um jogo para auxiliar no ensino de um determinado assunto possibilita ao aluno emergir em um mundo fictício que reproduz um cenário ou situação da vida real onde será desafiado a superar diversos obstáculos para chegar a um objetivo final. Estes obstáculos são abstrações ou analogias dos conceitos a serem ensinados, que neste caso, são absorvidos de forma mais natural e até mesmo divertida. Sabendo que a disciplina de algoritmos e programação é estudada em diversos cursos ligados a tecnologia e representa a base para o estudo das matérias subsequentes, mas possui um alto índice de reprovação de alunos devido ao alto grau de complexidade e abstração dos assuntos abordados. A professora Beatriz Lux conduziu um projeto que propunha o desenvolvimento de um jogo 3D que resultou na modelagem do ambiente 3D do jogo na ferramenta Blender. Posteriormente, o aluno do curso de ciência da computação Marcelo Cella deu prosseguimento ao projeto e desenvolveu em seu trabalho de conclusão de curso a modelagem do software correspondente à parte operacional do jogo. Neste trabalho, propõe-se finalizar o jogo iniciado por Beatriz Lux e Marcelo Cella, para que possa ser experimentado na prática. Servindo como exemplo de utilização de jogos para auxilio ao ensino de conteúdos, principalmente abstratos e de difícil entendimento. Demonstrando a viabilidade dessa prática, que propicia momentos de diversão ao estudante enquanto auxilia no entendimento do conteúdo através de analogias entre os elementos do jogo e da realidade. Servindo de modelo para a utilização de jogos como ferramenta de auxilio ao ensino e aprendizado de outras disciplinas. Até o presente momento foram estudados os trabalhos realizados por Beatriz Lux e Marcelo Cella, bem como as ferramentas a serem utilizadas na fase de desenvolvimento. Sendo elas a linguagem de programação Java, o motor de jogo jMonkey e a plataforma de desenvolvimento de jogos Java Monkey Engine 3. O trabalho encontra-se atualmente no estágio inicial do processo de desenvolvimento do software correspondente ao jogo.

 


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